A empresa nipónica Sony anunciou ontem que ainda durante este Verão colocará nos mercados mundiais um novo membro da família Walkman, um leitor de música digital com um disco duro de 20 GB capaz de armazenar muito mais músicas do que o líder de mercado iPod da Apple e que tal como o seu concorrente, está ligado ao serviço de música online disponibilizado pela sua fabricante, neste caso o Connect.



A fabricante indicava ontem, em comunicado, que o novo Network Walkman NW-HD1, como é denominado, pode guardar até 13 mil músicas - enquanto o iPod de 40 GB tem uma capacidade de armazenamento máxima de 10 mil - e será lançado faseadamente, primeiro no Japão, já no próximo dia 10 de Julho, em meados de Agosto nos Estados Unidos e no mês seguinte na Europa. O dispositivo da Sony suporta mais ficheiros de música porque utiliza tecnologia de compressão avançada.



Embora não mencione preços, as várias previsões avançadas indicam que o Network Walkman NW-HD1 será comercializado a menos de 400 dólares nos Estados Unidos, um valor mais baixo do que o seu concorrente iPod de 40 GB, que vende a 499 dólares.



Tal como outros dispositivos Sony do mesmo género, o NW-HD1 só lê músicas no formato proprietário da fabricante, o ATRAC, e por isso não é compatível com as outras lojas online.



O novo Walkman é apresentado pela empresa nipónica como o leitor portátil de 20 GB mais pequeno e leve do mercado, surgindo ligeiramente mais largo do que um cartão de crédito e com menos de uma polegada de profundidade.



A autonomia da bateria é de 30 horas, pelo menos três vezes acima da oferecida no iPod, uma característica que a Sony diz pretender usar como argumento de venda na promoção do dispositivo.




Nota de Redacção: [2004-07-02 11:27] A notícia foi corrigida porque estabelecia, erradamente, num dos seus parágrafos, um paralelo entre o novo NW-HD1 e o iPod, afirmando que ambos só respondiam aos respectivos formatos proprietários das suas fabricantes, quando o leitor portátil da Apple lê ficheiros de música digital nos formatos mais populares, nomeadamente em MP3. Fica o nosso pedido de desculpas aos leitores.



Notícias Relacionadas:

2004-05-20 - Apple cria divisão de desenvolvimento autónoma para iPod

2004-04-15 - RealNetworks tenta acordo com a Apple na área da música digital