A Sony lançou uma atualização para o PlayStation Portal, que introduz suporte para cloud. Com isto, o reprodutor portátil da Sony para jogar à distância deixa de estar limitado à ligação a uma PS5, para abrir horizontes e ligar-se diretamente aos servidores da empresa e ao serviço de cloud streaming.
A novidade está disponível só para membros do PlayStation Plus Premium, a partir desta quarta-feira nos países onde esta opção de subscrição existe, como acontece em Portugal, que por isso também tem acesso à novidade.
Só estão acessíveis jogos para PS5, numa seleção que já inclui mais de 120 títulos. Entre eles, Dave the Diver, Ghost of Tsushima, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Monster Hunter Rise ou Ratchet & Clank: Rift Apart, como exemplifica a Sony.
Veja as fotos que documentam a análise do SAPO TEK ao PS Portal
A ligação do PS Portal aos jogos na cloud requer uma largura de banda mínima de 5 Mbps para download e upload. Para streams a 720p, os requisitos mínimos sobem para 7 Mbps e para streams a 1080p avançam até aos 13 Mbps.
“Uma vez que o Cloud Streaming (Beta) no PS Portal ainda é uma oferta experimental, as funcionalidades disponíveis durante o período beta podem mudar ao longo do tempo e podem não refletir a experiência final”, alerta a Sony.
A atualização lançada esta terça-feira para o PS Portal traz também novas funcionalidades para ajustes mais precisos na saída de áudio do altifalante, para baixar o volume quando o nível de áudio está definido para o mínimo. Introduz ainda novas funções de ajuste das definições do dispositivo PlayStation Link, a partir do menu Definições.
O PS Portal foi lançado pela Sony no final do ano passado. Era até agora apenas uma forma de transmitir os jogos da PS5 para um ecrã portátil com um comando DualSense acoplado, a funcionar (de preferência) na mesma rede Wi-Fi doméstica da consola. Chegou ao mercado com um preço de 220 euros e o SAPO TEK testou o periférico em antecipação, como pode ler aqui.
As novidades para o PS Portal chegam no mesmo dia em que se intensificaram os rumores de que a Sony está a negociar a compra do conglomerado japonês Kadokawa Corporation. Desta vez foi a Reuters a avançar com a possibilidade.
Se o negócio avançar, uma das áreas onde terá mais impacto é a dos jogos, uma vez que o grupo detém a From Software, editora de Elden Ring. A Sony já tem uma participação no estúdio, que sairia reforçada com a compra. O terceiro dono da editora é a Tencent.
A Kadokawa também detém os direitos de outros ativos importantes na área do gaming como RPG Maker, Danganronpa ou Dragon Ball: Sparking! Zero e uma presença muito forte no domínio do anime, área de grande aposta também para a Sony que é dona de um serviço de streaming dedicado a este segmento, o Crunchyroll.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
World of Warcraft: 20 anos de aventuras, relações e emoções de um dos mais importantes videojogos -
App do dia
Faça a gestão de um cemitério de navios e fique rico -
Site do dia
Fluent é uma extensão do Google Chrome que ajuda a aprender línguas diferentes -
How to TEK
Como instalar a nova versão do Windows 11 com Inteligência Artificial?
Comentários