A Sun Microsystems anunciou recentemente um acordo com a divisão europeia de tecnologias de informação da Sony para a instalação do software StarOffice na maior parte dos PCs desktops comercializados na Europa pela companhia japonesa, tornando esta na mais recente fabricante de hardware a abandonar a suite de aplicações para escritórios da Microsoft.



Assim, até ao final do ano, a Sony irá incluir a versão 6.0 do StarOffice na maior parte dos seus modelos de PCs para consumidores vendidos no Reino Unido, França, Espanha, Alemanha e Suiça. Até agora, o Microsoft Works era o pacote instalado na maioria desses computadores. A companhia sediada em Tóquio já tinha adoptado a suite WordPerfect 2002 da Corel para desktops na América do Norte.



O StarOffice, a distribuição comercial da Sun do seu pacote open-source OpenOffice, inclui um processador de texto, uma aplicação de folha de cálculo e outras ferramentas comuns de escritório, tendo-se tornado numa das principais apostas da empresa para diminuir o domínio da Microsoft no mercado dos PCs.



Este acordo surge no seguimento de uma tendência das fabricantes de hardware para abandonarem o software de escritório da Microsoft. Nos últimos meses, a Gateway, Hewlett-Packard e a Dell também adoptaram o software da canadiana Corel em vez dos produtos da Microsoft em PCs ou portáteis.



Contudo, até agora, a Sun tem tido menos sucesso em persuadir as principais fabricantes de PCs para a integração do StarOffice nos seus computadores, apesar da companhia afirmar que se encontra em negociações com as maiores empresas do mercado e com grandes fornecedores de acesso à Internet, com vista a estabelecerem acordos de distribuição. Segundo a Sun, algumas empresas receiam "incomodar" a Microsoft ao substituirem o seu software.



Notícias Relacionadas:

2002-10-16 - Gateway selecciona WordPerfect da Corel para equipar PCs domésticos

2002-08-29 - HP e Dell instalam WordPerfect nos seus computadores em vez do Microsoft Works

2002-05-28 - Sun introduz em Portugal nova versão paga do StarOffice