Lançada em 2019, a Sony ZV-1 destacou-se pelo posicionamento da fabricante no apoio aos criadores de conteúdos. A câmara compacta tinha características que favoreciam a filmagem de vlogs, assim como vídeos dedicados a produtos, salientando-se o seu foco instantâneo, estabilizador de imagem e outras. Agora a Sony pretende dar o próximo passo na sua oferta, permitindo que a nova ZV-E10 também troque de lentes herdadas da série Alpha para alargar, literalmente, os horizontes dos criadores de vídeo.

Tal como a anterior, a ZV-E10 foi criada de raiz para ser utilizada na criação de vídeo, apresentando um sensor CMOS Exmor APS-C de 24,2 megapixéis e um motor de processamento de imagem BIONZ X. A desfocagem de fundo foi uma das características salientadas no modelo anterior, sobretudo pelo foco instantâneo nos objetos que surgem em primeiro plano. Agora será possível alternar entre o efeito bokeh (totalmente desfocado) com uma versão mais nítida.

Veja na galeria imagens da nova Sony ZV-E10:

A câmara mantém a sua leveza, com 343 gramas, e sendo compacta pode carregá-la facilmente para qualquer lado. O equipamento tem um ecrã LCD rotativo, com abertura lateral, para que seja possível ligar microfones externos à parte superior da câmara. Tem ainda um novo botão que permite comutar entre fotografia, vídeo, movimento lento e rápido, no topo do equipamento, para alternar o modo que deseja utilizar.

Pode captar imagens a 4K ou câmara lenta, modo ativo para estabilização de imagem eletrónica, ideal para quando grava com a câmara na mão. Houve melhoramentos gerais no áudio e sistema AF de deteção de movimento mais rápido e preciso. Os utilizadores também podem ativar a função Touch Focus para definir manualmente o ponto de focagem das fotografias, ao tocar no ecrã.

A Sony destaca ainda a qualidade de captação de som, graças ao seu microfone direcional de três cápsulas interno. Além disso, tem proteção contra o vento, para reduzir o efeito do seu barulho. Mas pode sempre ligar um microfone externo, além de beneficiar de uma interface de áudio digital. Pode também monitorizar as gravações com a ligação de auscultadores.

A câmara pode ser acompanha de um acessório opcional que serve de pega com uma mão, com um comando sem fios incorporado. Este permite gravar, fazer zooms e outras funcionalidades que pode adicionar no botão personalizável. A sua bateria permite gravar durante 125 minutos vídeo ou captar 440 fotografias. E pode sempre manter a câmara alimentada por fio, ou usar um power bank via USB-C, o que significa também a possibilidade de transformar a ZV-E10 numa poderosa webcam para streams ou videoconferências.

Com o lançamento da nova câmara, a Sony promove o Vlog Challenge, incentivando os participantes a criarem um vglog sobre um tema que os apaixone, direcionado a participantes em todo o mundo. Para se inscrever deve registar-se no website da competição.

A Sony ZV-E10 chega ao mercado no final de agosto, por um preço de 750 euros. Também pode optar pela aquisição do kit com a câmara e a lente de zoom motorizada E PZ 16-50mm F3.5-5.6 OSS por 850 euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.