Apesar de 2022 parecer um futuro distante, quatro anos é muito pouco tempo para montar uma missão espacial com destino a Marte. E Elon Musk, que planeia lançar os primeiros cargueiros espaciais para o planeta vermelho já nesse ano, está determinado em cumprir com o prometido. De acordo com o próprio, em 2019 serão conduzidos os primeiros testes ao sistema de foguetões que deverá assegurar a concretização deste plano.

No festival SXSW, que mistura tecnologia, publicidade, cinema, música e outras expressões de arte, o CEO da SpaceX adiantou que no primeiro semestre do próximo ano, o BFR (Big Fucking Rocket) vai dar os primeiros passeios, numa série de "voos curtos". O empresário fez questão de reforçar a meta para o início da vaga de exploração marciana, mas como sublinha a imprensa internacional, não existem muitas razões para estar otimista com o calendário de Musk. Afinal, o Falcon Heavy, que fez o seu primeiro voo este ano, tinha data de descolagem inicialmente marcada para 2013.

Elon Musk explica plano com pormenores para chegar a Marte
Elon Musk explica plano com pormenores para chegar a Marte
Ver artigo

O atual desenho do BFR contempla a utilização de 37 propulsores Raptor, que deverão ter capacidade para imprimir um poder de impulsão duas vezes superior à do Saturn V. O objetivo é fazer com que toda a aeronave seja completamente reutilizável.

Apesar da sua construção ter Marte como foco principal, o aparelho também poderá ser utilizado para concretizar missões lunares e tarefas de abastecimento nas estações espaciais, uma vez que será capaz de carregar cerca de 150 toneladas de carga (cinco vezes mais do que o Falcon Heavy).

Depois do teste, bem-sucedido, com o Falcon Heavy, é inegável que a empresa se encontra mais preparada do que nunca para concluir este seu objetivo. Apesar do desafio que representa a construção e lançamento do BFR, que será o maior foguetão da história, Elon Musk aparenta estar otimista e a calendarização, tão próxima, de um teste inicial, pode indicar que os trabalhos estão a decorrer sem grandes precalços.