Foi adiada a primeira missão espacial tripulada do Crew Dragon. O foguetão da SpaceX, que tinha a descolagem marcada para o próximo dia 31 de outubro, só deverá ser lançado em novembro.

O reagendamento foi feito para uma data "a definir" que, no entanto, deverá compreender-se na primeira quinzena de novembro. A agência espacial e a empresa justificaram a decisão com a necessidade de se avaliar o comportamento anormal que um foguetão Falcon 9 apresentou durante um voo privado. Sabe-se que esta anomalia está relacionada com o gerador de gás da aeronave.

SpaceX Demo-2: As melhores fotos do resgate da Crew Dragon depois do regresso à Terra
SpaceX Demo-2: As melhores fotos do resgate da Crew Dragon depois do regresso à Terra
Ver artigo

Kathy Lueders, administradora associada da Direção de Missões de Exploração e Operações Humanas da NASA, afirmou que ambas as organizações estão já a investigar o problema, tendo em vista uma resolução já na próxima semana.

A agência espacial norte-americana adianta ainda que nenhuma outra missão dependente dos foguetões Falcon 9 foi adiada.

Recorde que esta será a primeira missão tripulada a bordo de uma cápsula espacial desenvolvida por uma empresa privada, neste caso, a SpaceX. No passado mês de agosto, um voo de teste terminou com sucesso, depois de dois astronautas terem regressado à Terra depois de um voo orbital feito a bordo da cápsula.

A NASA espera normalizar as parcerias público-privadas no sector espacial, sendo que esta missão tem um peso histórico para o processo, cujo progresso depende largamente do seu sucesso.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.