Depois do voo de teste bem-sucedido do Crew Dragon Demo 2, que transportou os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley para a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla inglesa), a SpaceX ficou certificada pela NASA para voos comerciais tripulados.

O primeiro voo comercial já foi marcado para o dia 31 de outubro, conhecido como o dia de Halloween. A missão SpaceX crew-1 vai levar quatro astronautas para a ISS. A entrada da empresa de Elon Musk no circuito de transporte tripulado obrigou a algumas restruturações no calendário de voos, para dar mais tempo às equipas de prepararem as missões.

Conheça os astronautas que vão participar na missão na galeria:

A missão estava inicialmente prevista para o dia 23 de outubro, mas no dia 14 será lançada uma nave Soyuz para a ISS, regressando outra no dia 21 de outubro, causando alguns conflitos na logística, como explicou a NASA no seu blog. Será necessário tempo para garantir que tudo está operacional, seja no solo como a bordo da ISS antes da chegada da tripulação enviada na Crew-1.

Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker da NASA e Soichi Noguchi da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) são os astronautas que seguem a bordo da Crew Dragon à boleia do foguetão Falcon 9, no dia 31 de outubro, a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA.

Esta missão ficará na história espacial por ser o primeiro voo com uma tripulação internacional a voar numa nave e foguetão privados com certificação da NASA, a serem enviados ao espaço a partir de solo americano.

Estima-se que os quatro astronautas vão permanecer na ISS durante de seis meses, para conduzir diversas missões científicas.