Foi mais uma vez o “patrão” Elon Musk a anunciar, via redes sociais, que em novembro vai ser feito o primeiro lançamento de um Falcon Heavy, um dos foguetões mais potentes da história e o mais robusto construído pela SpaceX até à data.

Os Falcon Heavy usam o poder combinado dos propulsores de três Falcon 9, sendo capazes de transportar 63.500 quilogramas para fora da órbita terrestre.

Num futuro próximo, a ideia é que os núcleos destes foguetões sejam capazes de voltar à Terra, tal como acontece com os Falcon 9, para serem reutilizados. Pelo que tem sido avançado, a SpaceX está, inclusive, a pensar usar núcleos de foguetões que já tenham estado em órbita neste lançamento inaugural.

Independentemente dos foguetões usados, Elon Musk já avisou que há uma grande probabilidade deste primeiro Falcon Heavy explodir logo nos primeiros segundos de lançamento.

De qualquer forma, o teste marcará o primeiro passo de um foguetão cuja missão final, quando o seu design e desenvolvimento estiverem prontos e conseguir “ir e vir” com sucesso, será o de fazer lançar a nave espacial com que a SpaceX quer levar humanos a Marte. Daqui a alguns (muitos) anos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.