Vai ser a SpaceX a primeira a reutilizar um foguetão reutilizável, entre as empresas que estão na corrida espacial, e com “ajuda” europeia. Isto porque foi a luxemburguesa SES que contratou o “braço espacial” de Elon Musk para transportar um dos seus satélites comerciais a bordo de um dos Falcon 9 anteriormente lançado e regressado em condições.

Os termos do acordo não foram divulgados, mas responsáveis da SpaceX tinham referido anteriormente que o preço dos lançamentos podia ser 30% inferior caso fosse usado um foguetão que já tivesse sido lançado.

Entre algumas tentativas menos felizes, a SpaceX já conseguiu recuperar seis dos seus Falcon 9 com sucesso, a última das vezes a 14 de agosto passado. A primeira foi em dezembro de 2015.

O lançamento do satélite da SES deverá acontecer ainda este ano, segundo o comunicado publicado pela empresa a partir do seu site.

Os Falcon 9 foram criados para serem reutilizados, mas até agora ainda não havia no horizonte notícia de uma oportunidade para cumprirem o seu desígnio. De qualquer forma, em junho o “patrão” Elon Musk já tinha garantido que as reutilizações estavam a ser preparadas e que a primeira deveria acontecer este outono.  

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.