De acordo com a MessageLabs, em Fevereiro, o nível de spam observado nas caixas de correio electrónico, provenientes de contas do Gmail, duplicaram face ao mês precedente, aumentando de 1,3 por cento para 2,6 por cento.



Esta aumento significa que os spammers estão a conseguir ultrapassar as barreiras impostas pelos sistemas CAPTCHA - completely automated public Turing test to tell computers and humans apart -, o texto distorcido que é utilizado como meio de segurança para assegurar que os acessos são efectuados por pessoas e não máquinas.



No mês passado, os especialistas da Websense detectaram a existência de dois hosts que decifravam os códigos CAPTCHA do Gmail. O método era bem sucedido em apenas 20 por cento dos casos mas, tendo em conta que os procedimentos são efectuados milhões de vezes, muitas contas acabaram por ser usadas para o envio de spam.



Este aumento indica que o Google é a mais recente empresa a ser vítima dos spammers, depois de, há pouco tempo, o sistema CAPTCHA do Windows Live Mail ser também contornado.



Mesmo assim, atendendo aos dados da MessageLabs, as contas de correio electrónico da Yahoo são as mais utilizadas para o envio de mensagens não solicitadas, já 88,7 por cento do spam em circulação por webmail é proveniente de contas desta empresa.



Notícias Relacionadas:

2007-05-25 - Técnica anti-spam utilizada ao serviço da digitalização de livros