O sistema operativo Symbian, desenvolvido pela empresa com o mesmo nome, detida por alguns dos maiores fabricantes de electrónica de comunicações - como a Nokia, Sony Ericsson, Samsung e Siemens - , é um dos mais populares sistemas operativos móveis do mercado, com uma presença de 7 por cento na totalidade do mercado mundial de telemóveis em 2007, traduzindo-se em 77,3 milhões de terminais móveis Symbian vendidos durante o mesmo ano.



Apesar de ser um sistema operativo, o Symbian é mais conhecido por fornecer as fundações de diversas plataformas proprietárias, geralmente consideradas como sistemas operativos individuais, tais as diferenças entre si. Assim, o SO Symbian está presente nos terminais MOAP da operadora móvel japonesa NTT DoCoMo, nalguns telemóveis da fabricante Sony Ericsson, através da plataforma UIQ e finalmente, nos terminais Symbian S60 da Nokia e em todos os seus licenciados, incluindo a Samsung, LG, Panasonic, etc.



A plataforma S60, desenvolvida e utilizada predominantemente pela Nokia e licenciada aos fabricantes já referidos, é uma das mais populares e disseminadas iterações do SO Symbian, não apenas por uma questão de volume de produção do fabricante, mas, também, por méritos próprios de estabilidade, performance, inovação e segurança, obtidos através da atenção continuada da fabricante finlandesa ao desenvolvimento do seu sistema operativo e ao apoio de uma grande comunidade de programadores, profissionais e amadores, capazes de criar aplicações flexíveis e adaptadas às necessidades dos utilizadores.



A Nokia reserva, geralmente, o S60 para um patamar de média e alta gama, em telemóveis que, pelas suas características de desempenho em conteúdos multimédia ou comunicações empresariais, requerem uma maior capacidade de processamento e acima de tudo, um sistema operativo com possibilidade de correr diversas aplicações simultaneamente, em diferentes planos, característica ainda ausente (deverá chegar ainda este ano) do sistema operativo Nokia ISA e da sua plataforma mais sofisticada, o S40, igualmente reservado para telemóveis de alta e média gama, mas cujas necessidades de processamento intensivo não sejam tão evidentes.



Apesar desta distinção entre S40 e S60, a Nokia tem vindo a aproximar estas duas plataformas, graças à redução de custos das tecnologias emergentes dos formatos móveis, como o Wi-Fi ou os dados móveis de alta-velocidade HSDPA ou HSUPA, patente em telemóveis mais recentes, como o Nokia 6220 classic, um S60 de entrada de gama, ou o Nokia 6300i, um S40 com Wi-Fi e suporte para Voip.



As aplicações para os dois SO não são, todavia compatíveis, sendo, inclusive, em maior número para o S60.



As características 'multi-tasking' do S60 tornam esta plataforma bastante semelhante a um computador de secretária, com capacidade para receber e correr aplicações de diversos tipos, incluindo processadores de texto ou de folhas de cálculo, software de gestão de calendários, software multimédia e até, anti-vírus. Existem milhares de aplicações, gratuitas ou não, disponíveis para utilização nos telemóveis S60.



Para além da incompatibilidade entre aplicações específicas S40 e S60, os utilizadores devem igualmente ter em conta a incompatibilidade das aplicações específicas para a terceira edição do S60 e versões anteriores do sistema operativo. Os telemóveis com a terceira edição do S60 podem, todavia, correr todas as aplicações S60.



Antes de sugerirmos algumas aplicações, devemos ainda esclarecer outra questão a ter em conta na maior parte dos terminais Symbian S60, nomeadamente as definições de segurança para a verificação dos certificados das aplicações. Devido ao elevado número de programadores independentes, a Nokia foi forçada a estabelecer uma política de certificação de todas as aplicações, de forma a garantir a estabilidade da plataforma (esta política foi citada por Steve Jobs como a inspiração para o modelo de distribuição de software de terceiros para o iPhone).



Sendo os certificados uma matéria relativamente volátil, quer em termos de utilização, quer em termos ideológicos, algumas aplicações perfeitamente legítimas poderão conter certificados inválidos ou impossíveis de verficar, impedindo a instalação da aplicação. O utilizador deverá dirigir-se ao menu principal e procurar a aplicação Gestor de Aplicações, seleccionar Opções e definir a opção Instalação de Software para Todos.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449579.gif

Agora que o seu telemóvel Symbian S60 já está pronto para receber aplicações, ficam aqui algumas propostas, com muitas mais para descobrir.



YouTube Mobile Client



O YouTube Mobile Client é uma aplicação Java (não é exclusiva do S60) gratuita, permitindo a visualização de vídeos do YouTube directamente numa aplicação dedicada. Apesar de ser uma aplicação Java, a lista de telemóveis Nokia recomendados é bastante restrita, estando limitada aos dispositivos mais recentes S60 terceira edição. O YouTube Mobile é uma aplicação com uma utilização internet bastante intensa, devendo ser utilizada, preferencialmente, através de uma ligação Wi-Fi ou num plano de dados móveis pré-estabelecido.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449580.gif

Google Maps Mobile



O Google Maps Mobile é a versão móvel do serviço Google Maps, para visualização de mapas de qualquer ponto do globo, incluindo vista por satélite e elaboração de percursos entre pontos seleccionados. É uma aplicação nativa S60 gratuita, apesar de ser apenas compatível com S60 terceira edição. Tal como todas as aplicações apresentadas que exijam uma ligação de dados, o Google Maps Mobile poderá elevar a factura de comunicações móveis, caso não seja utilizado através de uma ligação Wi-Fi ou de um plano de dados abrangente.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449581.gif

Fring

O Fring é o canivete suíço das comunicações para telemóveis Symbian S60, permitindo aceder e utilizar diversos serviços de mensagens instantâneas, incluindo MSN Messenger, Google Talk, Twitter, entre outros e aceder aos recursos de voz e texto do Skype. O software está disponível numa aplicação nativa, compatível com diversos telemóveis S60 de segunda e terceira edição e permite uma harmonização bastante bem conseguida da telefonia Voip e serviços de conversação, com a utilização convencional do telemóvel.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449582.gif

Gmail Mobile



Os fãs do email da Google possuem uma aplicação Java, gratuita e completamente integrada nos seus telemóveis S60, permitindo aceder à conta de email, ler mensagens, visualizar diversos tipos de anexos, criar e enviar novas mensagens, etc, um verdadeiro cliente de email dedicado.

http://imgs.sapo.pt/gfx/449584.gif

Estas são apenas algumas aplicações disponíveis para os telemóveis Symbian, existindo milhares de outras aplicações de todos os géneros e para todas as utilizações, a maior parte delas disponíveis para descarga directa através da internet.