As câmaras digitais compactas são a melhor solução para uma utilização descomprometida e para tirar fotografias em qualquer lugar. Cabem facilmente no bolso e já oferecem uma qualidade anteriormente apenas reservada às máquinas profissionais. Para além da utilidade, estas máquinas apresentam ainda um design bastante apelativo e já são consideradas por muitos como gadgets indispensáveis para o dia-a-dia, em conjunto com o telemóvel ou o portátil.



As compactas apresentam também um conjunto de características comuns que as tornam ideais para uma utilização versátil e que incluem saída directa para televisão, modo totalmente automático, com possibilidade de escolha de diversos modos de fotografia, dependendo do objecto e ambiente a fotografar, zoom óptico de 3x e ainda a possibilidade de capturar filmes, geralmente em modo VGA, com uma qualidade bastante aceitável.



Sony DSC-T2



A Sony tem na série T um dos seus sucessos de venda. São geralmente câmaras digitais bastante compactas, com um design elegante e na vanguarda da guerra dos Megapixéis. A DSC-T2 não foge à regra, apresentando um sensor CCD com uma capacidade real de 8.08 milhões de pixéis. O zoom de 3x está dentro das características desta gama, tal como as restantes características e funções, incluindo redução de olhos vermelhos, auto-focus multi-focal, temporizador, vídeo VGA a 30 frames por segundo, entre outros.



As grandes diferenças da T2, em relação às suas concorrentes, são a memória interna de 4GB (para além do suporte para cartões de memória Memory Stick) e o ecrã de 2,7 polegadas de diagonal com interface por toque. É claro que estas características têm um preço, neste caso de 330 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445318.gif
Samsung NV8




A Samsung NV8 apresenta um design incomum e uma qualidade de construção excelente, aliadas a características técnicas bastante satisfatórias. O corpo exterior da NV8 é totalmente fabricado em alumínio anodizado negro, com alguns acentos azuis que são a imagem de marca das novas câmaras da Samsung. O alumínio dá à máquina um toque bastante agradável, transmitindo uma noção de robustez, mas também de leveza, ao utilizador. O sensor é um CCD com 8.1 milhões de pixéis reais, com um zoom até 3x.



Para além das características comuns, a câmara inclui ainda tecnologia de reconhecimento facial e uma memória interna de 20MB, para além de suporte para cartões de memória MMC, SD e SDHC. A NV8 tem um preço de venda ao público de cerca de 230 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445317.gif
Canon PowerShot SD850 IS



A Canon possui uma apreciável tradição, anterior ao digital, na criação de máquinas fotográficas de elevada qualidade. A PowerShot SD850 IS apresenta uma qualidade de construção e uma fiabilidade superior, com um sensor CCD de 8 Megapixéis reais e um zoom óptico que vai um pouco mais além do comum, até 4x. A SD850 inclui também software de reconhecimento facial e um modo de disparo contínuo a 1,3 fps, até à totalidade da memória disponível. Este modo de disparo contínuo pode ser particularmente útil em fotografias de acção, nomeadamente com temas desportivos.



A Canon não apresenta qualquer memória interna, contando apenas com o suporte para cartões MMC, SD e SDHC. O preço de venda desta máquina ronda os 350 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445319.gif
Olympus (mju) 830



A Olympus é outra das referências do mundo da fotografia pré-digital que soube gerir e acompanhar a mudança do mercado, possuindo um catálogo abrangente de câmaras digitais compactas e profissionais. A mju 830 tem um CCD de 8 Megapixéis reais e um zoom até 5x, tornando-a uma máquina bastante polivalente, inclusive para fotografia de acção, já que possui um modo contínuo de até 11 frames por segundo, em modo de 3MB, para além de reconhecimento facial e 22 modos de fotografia.



A mju possui uma memória interna de 14.8MB, para além de suporte para cartões de memória xD. Esta máquina tem ainda a característica distintiva de ser à prova de água, podendo ser utilizada sob chuva intensa, mas não debaixo de água. O preço de venda da Olympus mju 830 é de cerca de 290 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/445316.gif

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.