Com a actual facilidade em descarregar os conteúdos gravados nos nossos dispositivos electrónicos, é natural que o computador esteja completamente assoberbado de fotografias e vídeos que se acumulam à espera de "melhores dias", independentemente de a intenção ser apenas a de arquivar, num outro suporte, o conjunto de imagens ou criar um bonito "álbum" das últimas férias de Verão.

A ideia de que necessita de um software de edição de vídeo dispendioso para tarefas como adicionar texto, subtítulos ou animações já não tem cabimento face ao número de soluções gratuitas existentes. Veja algumas sugestões.

Instalado nos PC que correm Windows XP, o Movie Maker tem todas as ferramentas básicas de edição vídeo, além da colecção de separadores e de transições vídeo. O software da Microsoft permite igualmente a personalização das legendas e títulos dos slides, incluindo efeitos como zoom e scroll.

Destaque para a função AutoMovie que permite a criação de um "filme" num processo automático.

http://imgs.sapo.pt/gfx/456154.gif

O Apple iMovie é comparável ao Windows Movie Maker, mas neste caso, como se depreende, destina-se a computadores MAC.

O software da Apple tem funcionalidades avançadas e aplicações adicionais para a edição de vídeo e áudio e para a adição de fotografia e narração, mas infelizmente, só é gratuito adquirindo um novo sistema MAC. É possível ter a aplicação sem o MAC se estiver disposto a pagar por ela...

http://imgs.sapo.pt/gfx/456155.gif

Embora já tenha alguns anos - e daí o interface não ser dos mais apelativos - o Wax apresenta um precioso guia de utilização, permitindo muita flexibilidade na sua aplicação.

Este software, que começou como um projecto universitário, destina-se tanto a utilizadores individuais como a profissionais, podendo ser utilizado como uma aplicação stand-alone ou como um plug-in em outros editores de vídeo.

http://imgs.sapo.pt/gfx/456156.gif

O ZS4 Video Editor é a "encarnação" do antigo Zwei-Stein. Corre no Windows, em Linux e em OSX, apresentando mais de 150 efeitos para composição em vídeo.

Online poderá encontrar vários tutoriais com instruções passo-a-passo que facilitarão a sua utilização.

http://imgs.sapo.pt/gfx/456157.gif

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.