A Macworld é a Meca dos fãs da Apple, um certame inteiramente dedicado ao Macintosh, iPhone, iPod e outros produtos da marca da maçã, com a participação de centenas de expositores, entre hardware e software e a habitual keynote de Steve Jobs. A keynote do fundador e presidente da empresa está historicamente reservada para a apresentação de novidades marcantes do universo Apple, incluindo o iMac "girassol", o processador G5 e no ano passado, o iPhone.

Este ano Steve Jobs continuou a não desapontar, com diversas novidades em termos de serviços e , cumuladas com a apresentação do ultra-portátil MacBook Air. Os equipamentos vão chegar em breve a Portugal, mas o TeK dá-lhe uma visão geral de cada um deles, que se soma às notícias já publicadas.

Time Capsule

A Apple quis acrescentar hardware próprio ao conceito da aplicação Time Machine, introduzida com o sistema 10.5 Leopard, para backups de dados regulares e transparentes ao utilizador.

A Time Capsule tem o mesmo aspecto de uma Airport Extreme, mas combina as funcionalidades da estação e ponto de acesso wireless com um disco rígido de 500 GB ou 1 TB, para backups no volume de rede. Os backups são efectuados automaticamente, através da Time Machine, a intervalos periódicos, definidos ou não pelo utilizador.

O âmbito do backup pode também ser definido pelo utilizador, podendo este deixar de fora quaisquer pastas ou ficheiros. Aparte a configuração inicial, o sistema funciona sempre em segundo plano, sem necessidade de qualquer tipo de intervenção. A funcionalidade de backup sem fios vem acrescentar ainda mais simplicidade e transparência.

http://imgs.sapo.pt/gfx/444104.gif

Aluguer de filmes no iTunes, Apple TV2

A Apple TV, o hardware da empresa para a sala, é, segundo o próprio Steve Jobs, um hobby da Apple. Apesar de possuir uma ligação própria à Internet, a Apple TV tinha, até agora, cumprido uma função periférica de streaming e reprodução de conteúdos, de um qualquer computador Macintosh para o ecrã da sala.

Com a sua segunda versão, apresentada durante a keynote, a 'box' da Apple ganha um novo interface, uma redução de preço e o mais importante, uma ligação directa à iTunes Music Store, para acesso ao novo serviço de aluguer de filmes, apresentados no mesmo dia.

Os alugueres contam com o catálogo dos dez mais significativos estúdios cinematográficos do mundo, incluindo Sony, Warner Brothers, Paramount e Universal. Os filmes alugados estão sujeitos a algumas protecções e condicionantes do tipo DRM, incluindo uma validade de 30 dias após a descarga, que é reduzida para 24 horas, após o primeiro visionamento. Mas, por enquanto, o serviço está disponível apenas nos Estados Unidos.

http://imgs.sapo.pt/gfx/444105.gif

Firmware 1.1.3 para o iPhone, mais cinco aplicações para o iPod Touch

Steve Jobs aproveitou a sua presença na Macworld para anunciar 4 milhões de iPhones vendidos em 200 dias e um novo firmware, com novas funções, para o telemóvel da Apple. As novas funções disponíveis no iPhone incluem Google Maps com geo-localização através de triangulação das torres GSM, um ecrã de início reorganizável, com ícones 'drag n'drop' e extensível até nove ecrãs, bookmarks directamente acessíveis através do ecrã de início e SMS com listas de distribuição.

O iPod Touch ganhou também cinco novas aplicações, herdadas do iPhone e que incluem o Mail, Notes, Stocks, Weather e Maps. As novas aplicações serão integradas nos iPod Touch produzidos a partir de dia 15, sendo dada a possibilidade de compra das novas funcionalidades aos utilizadores que já possuam um Touch.

http://imgs.sapo.pt/gfx/444107.gif

MacBook Air

A estrela da apresentação foi o ultra-portátil MacBook Air, constituindo não só um novo modelo, mas uma nova linha de portáteis Apple. O MacBook Air é o mais fino e um dos mais leves computadores portáteis do mercado, com 4 milímetros de espessura no seu ponto mais fino e um peso que não excede os 1,4 Kg.

A economia de espaço só foi conseguida com a colaboração da Intel, que produziu, especialmente para o Air, um processador Core2Duo 40 por cento mais pequeno que os Core2Duo comuns. O novo portátil conta ainda com um ecrã de 13,3 polegadas iluminado por LEDs e uma autonomia de 5 horas.

Tamanho aproveitamento de espaço exigiu alguns sacrifícios, principalmente a nível dos interfaces I/O, já que o MacBook Air conta apenas com uma porta USB, uma porta micro-DVI, saída para auscultadores e ficha de alimentação. As restantes comunicações ficam a cargo de Wi-Fi e Bluetooth. Para além da redução de portas, o novo MacBook apresenta uma bateria fixa, à la família iPod, substituível apenas em centros de manutenção autorizados Apple.

http://imgs.sapo.pt/gfx/444106.gif

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.