A Sun Microsystems irá adoptar distribuições Linux mais conhecidas para a implementação numa gama de sistemas baseados em processadores Intel que está a conceber, deixando desta forma de continuar a trabalha na sua própria distribuição do sistema operativo open source, informou a C|NET,



Neste momento, a companhia encontra-se em negociações com duas ou três das principais distribuidoras da plataforma, explicou John Loiacono, vice-presidente da divisão de sistemas operativos da Sun. Apesar deste responsável não ter adiantado nomes, outros executivos da companhia reconheceram que a Red Hat e a SuSE são as mais software Linux vendem.



De acordo com Loiacono, os clientes não querem realmente uma versão do Linux adaptada pela Sun quando já existem sistemas operativos bastante abrangentes. A distribuição Sun Linux tem estado apenas disponível desde o final do ano passado no servidor LX50, funcionando como opção com a versão do Solaris para sistemas Intel x86, tendo em conta o objectivo de disponibilizar uma ligação comum aos esforços da Sun para o mercado desktop e servidores Intel de gama baixa.



A partir de agora, a Sun pretende alargar o seu porfólio de produtos de hardware x86 de forma a funcionarem com o Linux. O Solaris x86 esteve também paralisado durante uns tempos no seio da organização. Esta versão exigia grandes investimentos de suporte e contribuía pouco para apoiar a verdadeira fonte de receitas de software, a versão do Solaris para os grandes processadores Sparc. Mas a empresa mudou de estratégia e neste momento apoia totalmente o Solaris x86, tendo até afirmado que várias fabricantes de computadores Intel vão começar a integrar o sistema operativo.



Neste contexto, o novo projecto Orion da companhia visa disponibilizar um único pacote integrando o Solaris, bem como outros produtos da Sun como os servidores Web, de portais, directório e de aplicações Sun ONE. Previsto para ser lançado no final deste ano, o Orion será também distribuído em Linux. A companhia pretende ainda integrar as aplicações Orion com a plataforma J2ME (Java 2 Platform Micro Edition), que abrange sistemas consumíveis desde smart cards e pagers a set-top boxes.



Os clientes podem à mesma adquirir software numa base por utilizador ou por processador para produtos individuais ou, em alternativa, podem optar pelo Orion e pagar apenas um preço por todo o software que a Sun desenvolve. Com o Orion, a Sun cobra aos clientes uma quantia baseada no número de empregados que possuem, integrando em seguida em cada servidor todo o software empresarial da companhia.


Notícias Relacionadas:

2003-02-20 - Sun anuncia nova plataforma N1 e servidores blade

2003-02-07 - Sun revela oficialmente versão de Solaris 9 para servidores com processadores Intel

2002-09-18 - Sun vai produzir PCs desktop económicos equipados com Linux

2002-08-13 - Sun apresenta primeiro servidor Linux com processador Intel

2002-05-22 - Sun revela nova versão de Solaris com mais aplicações integradas