A Sun adiou o lançamento de duas funcionalidades já anunciadas para a nova versão do Solaris 10 e remete o seu lançamento para 2006. As ferramentas são a Zettabyte File System (ZFS) e uma aplicação Linux com o nome de código Janus.



A primeira funcionalidade permite melhorar a performance e capacidade dos dados armazenados, enquanto a segunda permite ao sistema operativo correr ficheiros Linux sem serem modificados. Ambas são consideradas peças importantes no esforço da Sun para manter a vanguarda tecnológica, face a outras versões Linux e Unix.



Declarações anteriores da empresa, feitas no ano passado, apontavam para o lançamento da ZFS na segunda metade deste ano e da Janus em simultâneo com a versão 10 do Solaris, disponibilizada em Janeiro, ou logo após essa data.



"Estas funcionalidades não estão agendadas para updates específicos nesta altura. A nossa intenção é que sejam lançadas ao longo do próximo ano", confirmou Glenn Weinberg, vice-presidente da empresa para a área de plataformas, em declarações citadas pela C|Net.



De acordo com a mesma fonte, este ano apenas estarão disponíveis versões de teste das duas funcionalidades, restritas a alguns clientes, que permitirão à empresa ter algum feedback das previews.



Notícias Relacionadas:

2004-11-15 - Sun propõe novas condições na comercialização do Solaris 10