A Sun Microsystems apresentou três novos servidores baseados no processador UltraSparc T2. Este processador de núcleos múltiplos e 64 bits, foi anunciado pela Sun em Agosto como dando particular ênfase à eficiência energética, mas também ao desempenho, com um máximo de oito núcleos e capacidade de virtualização de até 64 sistemas operativos diferentes.

Os novos servidores, dois rack-mounted e um blade, estarão disponíveis com processadores UltraSparc T2 com velocidades de 1,4GHz ou 1,2 GHz. A versão mais rápida só estará disponível com uma configuração de oito núcleos, enquanto a versão de 1,2 GHZ poderá ser configurada com quatro ou seis núcleos no processador.

Esta nova arquitectura representa o esforço da Sun de continuar a aumentar a sua presença no mercado dos servidores face às suas rivais. Embora tenha registado melhorias nos últimos trimestres, a empresa tem-se mantido atrás da IBM e da HP no mercado de servidores, com 13% de quota de mercado a nível mundial, contra os 31% da IBM e 28,2% da HP.

Numa entrevista citada pela Reuters, Jonathan Schwartz, CEO da Sun, afirmou que a eficiência energética é um dos factores de maior importância nas infra-estruturas informáticas actuais e que a Sun estava preparada para liderar em termos de processamento energeticamente eficiente.

Notícias Relacionadas:

2007-10-04 - Sun integra áreas de storage e servidores em nova divisão

2007-07-31 - Sun fecha ano fiscal com lucros de 329 milhões de dólares

2005-01-27 - Sun planeia estender estratégia de código aberto aos servidores