A Sun Microsystems está a mudar para um novo plano de licenciamento através do qual passará a cobrar aos seus clientes pela utilização e disponibilidade em vez de o fazer pelos CPUs, entradas de directório ou número de caixas de correio. A empresa também anunciou que irá alterar os pacotes dos seus produtos.



Jonathan Schwartz, vice-presidente executivo para a área de software, citado pela Information Week, afirma que a "N1", nome da iniciativa da Sun agora anunciada, pretende automatizar a forma como a capacidade informática dos servidores é partilhada pelas diferentes tarefas a realizar nos centros de dados das empresas.



Sem adiantar muitos detalhes sobre as alterações a introduzir no empacotamento de produtos, Schwartz explicou apenas que as mesmas servirão para expor os servidores aplicacionais e de directório, software para construção de portais e outros produtos da Sun a mais utilizadores, tornarão os seus servidores mais atractivos e evitarão que se adquirira capacidade informática em demasia.



Segundo Schwartz, a Sun só oferecerá versões básicas do seu software. O sistema operativo Solaris 9 da Sun inclui um servidor aplicacional em bundle que corre num único CPU e um servidor de directório que tem capacidade para 200 mil entradas. Se for necessário escalar além desses limites - o que fazem normalmente as grandes empresas - a Sun cobrará taxas de licenciamento. Essas taxas estão actualmente relacionadas com diferentes critérios, como o número de CPUs utilizado ou o número de caixas de correio electrónico estabelecidas. A Sun quer unificar os seus termos de licenciamento de modo a que estes reflictam a capacidade informática usada e os níveis de disponibilidade do software.



O responsável adiantou ainda que a Sun está a avançar no lançamento trimestral de actualizações do Solaris para melhor conseguir prever a altura em que as mesmas são adoptadas pelos departamentos de tecnologias de informação.



Notícias Relacionadas:

2002-10-29 - Sun oferece Sun ONE Application Server 7 para Solaris e Windows

2002-05-22 - Sun revela nova versão de Solaris com mais aplicações integradas