A Sun Microsystems anunciou ontem a assinatura de um acordo de parceria com a SuSE para utilização da versão Linux desenvolvida pela empresa, nos seus servidores. A versão do sistema operativo Linux - SuSE Linux Enterprise Server 8 - passará a estar disponível nos servidores Sun com processadores x86 Intel ou AMD, relata uma notícia da C|net.



O acordo alcançado pelas duas empresas é entendido como abandono em definitivo da aposta da Sun na sua própria versão Linux, cuja última versão saiu ainda no ano passado. A empresa mostra desta forma que entendeu a mensagem do mercado, que prefere adquirir as versões mais populares do sistema operativo em vez da edição da Sun, que não reunia grandes apoios da indústria de software.


Ao mesmo tempo, esta segunda parceria para a área de sistemas operativos acaba por juntar a SuSE a uma das suas maiores rivais, a Red Hat, que desde o ano passado fornecia versões, daquele sistema operativo para os processadores x86 da Sun.



As empresas admitem que a parceria, ontem anunciada "é o princípio de uma aliança mais global", relatava o C|net, citando responsáveis da empresa, mas o facto de o acordo garantir o acesso da SuSE aos códigos fonte do software da Sun Java Virtual Machine (que permite a programas desenhados em linguagem java correr em qualquer tipo de computador) torna para já evidentes algumas vantagens.



A SuSE passará a estender a utilização daquela tecnologia a toda a sua gama de produtos SLES, usada em todas as gamas de servidores IBM, nas máquinas concebidas através da tecnologia Intel Itanium, processadores Xeon e AMD Opteron.



Para a Sun o acordo representa mais um passo na sua estratégia de vendas para o segmento de computadores desktop, onde tem reforçado a sua aposta e acredita poder obter melhor resultado com as versões mais populares do sistema operativo Linux.



Notícias Relacionadas:

2003-04-07 -Red Hat inicia comercialização de suite de aplicações empresariais Linux
2002-05-22 - Sun revela nova versão de Solaris com mais aplicações integradas