A Sun Microsystems revelou recentemente a disponibilização de soluções de gestão de identidade na rede que suportam a especificação da versão 1.0 da iniciativa Liberty Alliance. Estes novos produtos e serviços vão de encontro às necessidades das empresas em termos de segurança, privacidade e gestão de identidade.



A primeira dessas soluções é a plataforma Sun ONE para Network Identity que contém pré-integrada uma vasta gama de software, hardware e serviços, tendo sido totalmente actualizada com o Sun ONE Identity Server 6, o Sun ONE Directory Server 5.2 e o Solaris 9, a mais recente versão do sistema operativo Unix da companhia, e novas ofertas de serviços profissionais.



Outros produtos do portfolio Sun ONE irão posteriormente suportar completamente a especificação da Liberty Alliance, começando pelo software servidor para portais Sun ONE Portal Server.



Anteriormente conhecido por iPlanet Directory Server, Access Management Edition, o Sun ONE Identity Server 6 permite às empresas ligar sistemas de autenticação incompatíveis através de uma única autenticação. Baseado em padrões abertos, como a Liberty Alliance 1.0, o SAML e o Serviço de Autorização e Autenticação Java, inclui um sistema reforçado de autenticação, controle de segurança e funcionalidades que permitem a implementação de uma política de administração.



Este produto também suporta os servidores aplicacionais para desenvolvimento e integração, incluindo o Sun ONE Application Server, bem como produtos de outras empresas, como o BEA Web Logic Server, o SAP Web Application Server e o IBM Websphere. A versão preliminar deste software está disponível de imediato, estando o seu lançamento oficial previsto para Outubro deste ano.



Por seu lado, o software servidor de directórios Sun ONE Directory Server 5.2 - anteriormente designado iPlanet Directory Access Router - passa a dispor de uma funcionalidade de sincronização da password com Microsoft Active Directory, para além de oferecer um maior desempenho e capacidade de actualização. A disponibilidade do Sun ONE Directory Server 5.2 está prevista para Novembro.



A plataforma da Sun para serviços de identificação também integra dois novos serviços para identidade de rede, incluindo o Serviço de Fortalecimento de Segurança que recorre à ferramenta de controlo do sistema operativo Solaris, para identificação, autenticação e controle de acesso, e o Serviço de Avaliação de Segurança para firewalls DMZ, com vista a estabelecer um forte perímetro de defesa. Estão também disponíveis programas adicionais de aprendizagem, consultoria e suporte para identidade de rede.


Notícias Relacionadas:

2002-07-11 - Liberty Alliance prestes a lançar especificação de software

2002-03-12 - Sun apresenta novo sistema de autenticação de identidade em rede

2001-11-29 - Sun explica a sua estratégia de serviços para a Web em conferência

2001-09-26 - Sun prepara concorrente ao serviço Passport da Microsoft