Um acordo assinado entre a Sun e a Microtel Computer Systems prevê que a fabricante de PCs desenvolva equipamentos baseados no Sun Java System para vender na loja online Walmart.com. Nos termos do acordo, os PCs equipados com a versão 2.0 do JDS vão custar entre 298 euros e 698 euros com opção para carregar o sistema operativo da empresa americana.



Esta opção é também extensível aos chips - podendo o utilizador escolher entre a AMD ou a Intel para velocidades entre 1.6 e 3 GHz - motherboard, hard drives e outras componentes de hardware.



Em declarações citadas pela NewsFactor a Sun mostra-se entusiasmada com mais este canal de venda e sublinha o preço a que os PCs da Microtel vão estar disponíveis, acreditando ter possibilidade de roubar uma fatia importante do mercado desktop à Microsoft, com o apoio do novo canal de venda e da oferta para aí desenvolvida.



Por seu lado, os analistas Yankee Group consultados pelo site noticioso são mais cautelosos na sua avaliação quer ao potencial do canal de venda, quer às características da oferta Sun para o mercado desktop, e alertam que o preço e a usabilidade não deverão ser os únicos trunfos do software open source para concorrer com a Microsoft. Este é um reparo recorrente dos observadores do mercado às várias ofertas open source que pretendem fazer frente à Microsoft.



A Microtel é uma empresa de Los Angels, fabricante de computadores para vários segmentos passando pelo desktop, laptop e servidores e está a trabalhar em várias frentes. Antes do acordo com a Sun a empresa firmou também parcerias para desenvolver equipamentos baseados em Windows e Linux. A concorrência da Sun dentro da corrente open source é vasta e está muito activa na busca de um lugar no mercado.



Segundo os mesmos analistas, a concorrência entre as várias software houses open source tende a intensificar-se à medida que estas apurem as suas ofertas às necessidades do consumidor. Esta luta tenderá a ser mais renhida fora dos Estados Unidos em zonas onde o domínio da Microsoft seja menos vincado, sobretudo na Ásia.



Notícias Relacionadas:

2003-09-17 - Sun apresenta nova estratégia de preços e licenciamento para a área de software


2002-09-18 - Sun vai produzir PCs desktop económicos equipados com Linux