A Sun Microsystems anunciou ontem no seu site oficial a assinatura de acordos com as fabricantes de PCs Acer, Gateway, Samsung, Toshiba e Tsinghua Tongfang para distribuição de laptops e notebooks equipados com o seu mais recente software Java.

Este é um importante passo da firma para afirmação da sua linguagem de programação Java no mercado e consequente aproximação em termos de share à sua rival de sempre, Microsoft. Graças a este acordo - que se segue a outros idênticos com HP e Dell - mais de 50 por cento dos desktops disponíveis no mercado mundial terão pré-instalado o referido software.

Para Richard Green, vice-presidente do Sun Software Developer Group este acordo significa que "os maiores vendedores mundiais de PCs estão a ouvir os seus clientes, o quais querem acesso rápido a altos desempenhos (...) através da tecnologia Java". Para o mesmo responsável, "estes acordos abrangem algumas das mais conhecidas marcas de PC e confirmam o valor tremendo da plataforma Java como um must-have num moderno desktop".

Criado pela Sun em 1995 o Java é utilizado para a escrita de aplicações de software que correm em diferentes tipos de computadores, aparelhos electrónicos e sistemas operativos, sendo usado actualmente por cerca de 3 milhões de developers em todo o mundo.

Este acordo inclui toda a gama de notebooks da Acer e da Gateway, a série de laptops e desktops da Samsung e da Tsinghua Tongfang (a terceira fabricante chinesa de PCs que será a primeira empresa a introduzir a nova versão do Java na China) e ainda toda a gama de notebooks da Toshiba.

Notícias Relacionadas:

2003-09-17 - Sun apresenta nova estratégia de preços e licenciamento para a área de software