A Sun anunciou o lançamento da sua primeiro notebook que designa por Sun Ultra 3 Mobile Workstation e que pretende dar aos utilizadores de sistemas Sparc a possibilidade de trabalhar em ambientes móveis e afastarem-se da tradicional secretária.



Com processador Sparc, 512 megabytes de memória, um disco rígido de 40 Gigas e conectividade Wi-Fi, o novo laptop permite aos engenheiros, administradores de sistemas e utilizadores Sun correrem as mesmas aplicações que utilizam nos servidores e estações de trabalho de gama média ou alta do mercado, tipicamente mais potentes.



No evento de apresentação do novo produto citado pela imprensa internacional, a Sun admitiu a hipótese de estender a oferta na área móvel, caso a análise desta primeira experiência revele resultados satisfatórios. A primeira estação de trabalho móvel da Sun vai custar 3,400 dólares e estará disponível a partir do próximo mês de Julho.



Na mesma data a empresa anunciou uma nova estação de trabalho que garante, supera todos os seus modelos anteriores em termos de velocidade. A Sun Ultra 20 Workstation vem equipada com a versão 10 do sistema operativo Solaris, processador Opteron e oferece gratuitamente as ferramentas de desenvolvimento Java Studio Enterprise 7 e Java Studio Creator 2004Q2.



A inclusão destas ferramentas no pacote de lançamento é um esforço da empresa para promover o desenvolvimento de software baseado nas suas tecnologias, admitiu a empresa que está também a promover reduções de preços até 40 por cento nas estações de trabalho como parte da estratégia para aumentar vendas.



Notícias Relacionadas:

2004-04-27 - Sun e Microtel fecham acordo para venda de PCs Sun Java System no Walmart.com

2003-09-24 - Sun estabelece acordo de distribuição de PCs equipados com plataforma Java