
Durante a conferência Lenovo Innovation World 2025, na IFA, a Lenovo revelou diversos computadores de gaming, incluindo a nova portátil Legion Go 2. No campo empresarial, o destaque foi para as workstation da série ThinkPad P16 Gen 3, desenhadas para acelerar as funcionalidades de inteligência artificial nas empresas e aumentar a produtividade dos utilizadores. Os modelos destacam o mais recente processador Intel Core Ultra 200HX, que tem até 24 núcleos e NPU integrado para IA.
Foi também mostrando o modelo conceptual Lenovo Smart Motion Concept, um suporte multidirecional inteligente para laptops. O sistema integra câmaras, microfones e altifalantes, que permitem aos utilizadores o rastreamento automático facial, controlo de voz e funcionalidades ergométricas de saúde. Tem ainda um anel de IA para controlos com gestos da rotação do suporte.
O ThinkPad P16 Gen 3 inclui diversos recursos de IA, incluindo ferramentas open-source, bibliotecas, serviços e sistemas de frameworks do hardware da workstation. A linha inclui variações do ThinkPad P14s i Gen 6 e o 16s i Gen 4, que a marca diz serem dos mais finos e leves workstations no mercado. Disponível para diversas áreas da indústria, o ThinkPad P16v Gen 3 é o mais acessível da linha, apresentando um novo design do chassis com ecrã a 16:10.
Veja na galeria imagens do ThinkPad P16 Gen 3:
O ThinkPad X9 Aura Edition, outro modelo revelado na CES 2025, vai chegar ao mercado em breve, em tom branco glaciar, com ofertas de ecrãs de 14 e 15 polegadas. É um portátil Copilot+ com capacidade de 40 TOPS de processamento de IA.
Além dos computadores portáteis, os monitores da Lenovo também receberam um “refresh”, como o modelo curvo ThinkVision P40WD-40, criado para ajudar no multitasking. O ecrã tem uma resolução de 5120x2120, um ecrã com 39,7 polegadas e um rácio de 21:9. Suporta até 98% da gama de cores DCI-P3 e tecnologia IPS Black. Foi desenhado para criativos e designers. A curvatura é de 2500R para ajudar na imersão.
O monitor pretende ser um hub de produtividade, utilizando uma solução de dockstation com cabo Thunderbollt 4. Inclui outros outputs de ecrã, capacidade de carregamento PD3.1 até 140 W e porta de ethernet 2.5G RJ45. A fabricante salienta as suas taxas de refrescamento variáveis sem comprometer a qualidade visual, sendo o primeiro monitor a variar entre os 24 e 120 Hz, e ainda assim usar até menos de 34% de energia.
Veja as imagens do monitor:
Também a nível de ecrãs, a fabricante chinesa apresentou um novo conceito, o Lenovo Smart Motion Concept, um monitor que pretende melhorar o conforto ocular através de nova tecnologia que elimina as emissões das luzes azuis nocivas. Este ecrã LCD reproduz a iluminação de luz natural, reduzindo os azuis abaixo do 1%, diminuindo a fadiga ocular.
Relativamente a preços, os modelos Lenovo ThinkPad P16v Gen 3, P16s i Gen 4, e P14s i Gen 6 custam 1.939 euros, 1.599 euros e 1.569 euros, respetivamente, com disponibilidade em setembro. Em outubro chegam os modelos ThinkPad P16 Gen 3 e P1 Gen 8 por 2.899 euros e 2.959 euros, respetivamente. O modelo ThinkPad X9 Aura Edition também chega em outubro por 1.619 euros na versão de 14 polegadas e 1.759 euros na de 15. Por fim, o monitor ThinkVision P40WD-40 sereá lançado no mercado global em novembro, começando nos 1.499 euros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Peugeot renova o 308: novo rosto, mais tecnologia e autonomia elétrica reforçada -
App do dia
Silver and Blood: Histórias de vampiros num jogo de estratégia tático por turnos -
Site do dia
Guia para professores pretende desenvolver competências para combater extremismo violento -
How to TEK
Explore o seu passado digital: 5 truques eficazes do Google Fotos para “viajar no tempo”
Comentários