A Sun Microsystems e a Intel anunciam hoje um acordo que prevê a partilha de tecnologias entre as duas empresas, publicou a Associated Press. A companhia norte-americana irá incluir nos seus servidores e workstations para ambientes empresariais processadores Xeon, fabricados pela Intel que, simultaneamente prestará apoio ao sistema operativo Solaris x86.



A parceria inclui ainda operações de engenharia, desenvolvimento actividades de marketing conjuntas. Os detalhes financeiros desta parceria não foram revelados após a apresentação publica do negócio. No entanto, este acordo representa um marco importante no percurso das duas empresas, principalmente para a Intel que poderá recuperar a sua participação no mercado face à concorrente AMD.



Durante os últimos três anos a Sun utilizou processadores Opteron da AMD pela sua potência e vantagens de funcionamento. Contudo, mesmo com o estabelecimento da parceria entre as duas empresas, a fabricante norte-americana afirma que continuará a trabalhar com a AMD.



Com este acordo a Sun junta-se a outros três fabricantes - Dell, HP e IBM - na venda de computadores que utilizam processadores tanto da AMD como da Intel.




Nota de Redacção [23-01-2007 16:19]:

A notícia foi actualizada com mais informação referente aos projectos a desenvolver pela aliança entre as duas empresas. No entanto, durante a apresentação pública não foram adiantados os valores financeiros que envolvem a parceria.

Mesmo assim, sabe-se que a Sun pretende lançar uma gama de sistemas baseados no processador Intel, nos quais se incluem servidores e workstations - com um, dois e múltiplos processadores - que suportem Solaris, Windows e Linux. No seguimento da aliança entre as empresas, a Intel assinou um acordo OEM para a distribuição e suporte ao sistema operativo Solaris junto dos seus clientes.

Notícias Relacionadas:

2006-07-19 - Intel duplica performance do Itanium com geração Montecito

2006-03-10 - Sun assina novo protocolo de colaboração com a UMIC