A Sun Microsystems lançou hoje a primeira versão oficial do OpenSolaris, a edição em código aberto do sistema operativo Solaris. Esta versão, que já está disponível para download, destina-se a máquinas x86 e ocupa 686 MBytes de espaço.



Baseada no kernel do Solaris, a plataforma inclui algumas especificidades próprias, como o Zettabyte File System, que oferece um vasto leque de ferramentas, entre as quais mecanismos que impedem a corrupção dos dados.



Visto como um concorrente do Linux, o OpenSolaris integra o pacote de software Project Indiana, que simplifica o processo de instalação e de integração de aplicações third-party. A plataforma inclui o ambiente desktop Gnome 2.20 e o gestor de janelas Compiz, que permite funções variadas como a apresentação de janelas em 3D.



Tecnicamente, apenas as versões pre-release estavam disponíveis até aqui. O código base do Solaris em si foi aberto em 2005 embora agora seja possível efectuar um pacote de rápido download e instalação da totalidade do sistema operativo.



Para a Sun esta é uma forma de popularizar o sistema junto de diferentes comunidades, entre as quais, estudantes, programadores e especialistas em sistemas de código aberto tipo Linux.



O download do OpenSolaris é gratuito embora o suporte à plataforma seja pago. O valor por essa prestação só será conhecido a 13 de Maio, refere a Sun, salientando que daqui em diante o sistema será actualizado semestralmente.



Por fim, a companhia anunciou ainda uma parceria com a Amazon através da qual irá trabalhar na plataforma Elastic Compute Cloud (EC2), um serviço web que oferece capacidade de computação escalável na rede.



Notícias Relacionadas:

2008-02-04 - Sun fornece tecnologia à UE nos próximos dois anos por 96 milhões de euros