A Sun Microsystems disponibilizou ontem gratuitamente o StarOffice 6.0 Beta, um software concorrente do pacote de aplicações Office da Microsoft. A nova aplicação em código aberto da Sun inclui processador de texto, folha de cálculo, aplicações de apresentação e de dados, e funciona nos sistemas operativos Windows, Linux e Solaris, vindo substituir a actual versão 5.2.



Este pacote de aplicações de produtividade inclui o StarOffice Writer, um processador de texto avançado; o
StarOffice Calc, o seu programa para folhas de cálculo; o StarOffice Impress para apresentações e o StarOffice Draw para desenho.



O novo software da Sun apresenta especificações em formato de ficheiro com linguagem XML (eXtensible Markup Language) mais actualizadas, por forma a facilitar a partilha de ficheiros em redes. A Sun dá relevo às alterações que incluiu nesta versão beta, em especial ao aumento da compatibilidade com os ficheiros da Microsoft e o abandono do seu ambiente de trabalho, assim como o programa de verificação de emails, que tantos protestos geravam nos utilizadores.



Contrariamente ao que se verificava nas versões anteriores do StarOffice - que ocorria apenas no ambiente Windows -, esta nova versão deverá permitir que aplicações individuais sejam utilizadas separadamente, aumentando o desempenho do computador.



O StarOffice 6.0 deverá atingir a sua versão final no primeiro semestre de 2002 e tem sido desenvolvida em sistema de open source. A Sun libertou o código fonte dos seus programas numa licença pública que permite o acesso ao código fonte e sua modificação e distribuição ao afirmar em Abril o seu suporte ao projecto OpenOffice que está a desenvolver um pacote de aplicações de produtividade open source para várias plataformas. A Sun também trabalhou numa versão para o sistema operativo da Apple, o Mac OS X, mas cancelou o seu plano de criar um produto para o novo sistema operativo da Apple.



Este novo software suporta agora as línguas chinesa, japonesa e coreana estando disponível na versão inglesa e alemã. É possível efectuar gratuitamente o download deste software, após efectuar o registo, podendo optar por uma versão diferente para quem tem acesso à Internet em banda larga, ou outra por ligação telefónica que pode ser feita por partes de forma a evitar que perdas de comunicação tornem o ficheiro final ilegível.



Notícias Relacionadas:

2001-09-21 - Sun comercializa CDs StarOffice 5.2 em Portugal

2001-08-31- Sun demonstrou o StarOffice 6.0 em versão beta

2001-05-8 - Sun prepara lançamento do StarOffice 6.0