Subordinada ao tema "Java is Everywhere" está a realizar-se hoje em Lisboa, no Centro de Congressos na Junqueira, a terceira edição da conferência Java On Demand onde a Sun Microsystems Portugal destaca os principais desenvolvimentos tecnológicos da tecnologia e mostra alguns casos de aplicações nacionais. Entre os destaques contam-se o lançamento do Portal Java.pt, dirigido à comunidade de developers.



Paulo Vilela, director de marketing da Sun em Portugal, explicou ao TeK que este portal está ainda em modo experimental e está a ser submetido à comunidade de developers para reunir um conselho consultivo sobre os conteúdos de forma a adaptar melhor a informação para os meios empresariais e académicos. "Este é ainda um primeiro passo e o portal irá sofrer evoluções", garantiu este responsável.




A comunidade de programadores Java em Portugal tem crescido significativamente nos últimos dois anos, aumentando 70 por cento para os 11 mil developers, mas a empresa quer aumentar este número, um objectivo que faz parte também da estratégia da Sun a nível global. Artur Alves, Senior Tecnology Consultor da Sun Portugal, afirmou que ainda se nota uma grande falta de developers Java certificados em Portugal, sendo estes profissionais muito procurados pelas empresas.



O interesse pela plataforma Java ficou também patente no número de inscritos no evento, que ronda as 8 centenas, entre 600 profissionais de empresas e 200 da área académica, confirmou Paulo Vilela que admite que este número venha ainda a aumentar com as inscrições de última hora não contabilizadas.



Os participantes contam com várias apresentações paralelas específicas sobre a tecnologia Java, casos práticos de implementações em várias entidades e empresas portuguesas e ainda a oportunidade de participar no Java Code Camp, onde podem aprender a programar aplicações Java utilizando o J2ME.

Notícias Relacionadas:

2004-04-15 - Sun Portugal promove 3ª edição da "Java on Demand" a 20 de Abril