A Sun prepara-se para anunciar durante a tarde de hoje o Solaris 9, a nova versão do seu sistema operativo proprietário baseado no Unix. Esta plataforma vai incluir a Sun Open Network Environment (ONE), uma aplicação de servidor de directório, segundo a publicação online C|NET.



Para o final de 2003 está também previsto que o Solaris 9 integre software servidor de aplicações para tarefas de e-business, bem como um servidor Web para alojamento de sites. A Sun pretende assim, desta forma, adoptar uma estratégia semelhante à da Microsoft.



Contudo, e ao contrário do Solaris 8 que era gratuito para os clientes que utilizassem software em servidores com oito ou menos servidores, a actualização do sistema operativo será grátis apenas para os computadores com um único processador. Mas esta integração de mais software na plataforma irá, de acordo com a Sun, permitir que os consumidores poupem dinheiro na aquisição de produtos independentes.



A nova versão do Solaris também oferece um melhor desempenho, uma tecnologia de Java virtual machine de 64 bits mais rápida destinada a correr programas escritos na linguagem Java, para além de funcionalidades de segurança e administração de sistemas.



Constituindo uma parte essencial do negócio da Sun, o Solaris serve de base para software produzido por companhias como a Oracle e a SAP que tornam os servidores úteis para companhias que querem desempenhar tarefas como controlar o seu inventário ou contas empresariais. Mas esta nova estratégia da Sun coloca sob pressão algumas das suas parceiras, como a BEA Systems, que já produzem software servidor de aplicações.



Estes servidores de aplicações funcionam como intermediários entre os utilizadores que navegam por entre páginas da Web e as bases de dados colocadas do lado de lá, inserindo a informação das bases de dados em formulários úteis, de modo a criar páginas de catálogos online ou correr software de registo das compras efectuadas pelos clientes.



Mas segundo a Sun, a sua estratégia consiste em disponibilizar produtos integráveis de software, de forma a que um comerciante online possa ainda utilizar facilmente o servidor de aplicações da BEA em vez do da Sun. Através do recurso a "recipientes", o Solaris 9 permite ainda que os recursos do servidor, como processadores ou bancos de memória sejam divididos para que determinadas tarefas específicas possam utilizar determinados recursos.



A Sun está também a trabalhar no sentido de acrescentar funcionalidades de compatibilidade com o software Linux no Solaris. Actualmente, a companhia fabricante de servidores defronta-se com o aumento da utilização do Linux, o sistema operativo open source que conquistou parte da quota de mercado das máquinas de gama de entrada da Sun e que desde há uns meses a empresa começou a integrar nos seus próprios servidores. Mas esta decisão implica a conversão de toda a suite de software Sun ONE para o Linux.


Notícias Relacionadas:

2002-02-08 - Sun prepara-se para lançar novos servidores Linux de gama baixa

2001-11-29 - Sun explica a sua estratégia de serviços para a Web em conferência

2002-01-17 - Ataques de hackers através do Solaris acompanhados por investigadores

2001-01-18 - Sun com nova linha de servidores

2000-12-14 - Sun lidera mercado de servidores Unix

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.