A Sun vai alterar o modelo de licenciamento do software Java Runtime Environment para tornar a sua utilização mais fácil com Linux e com outros sistemas operativos de código aberto.



A informação foi disponibilizada por Laurie Tolson, vice-presidente da Sun para a área da plataforma Java numa conference call citada pela imprensa internacional, e será detalhada no JavaOne que se realiza daqui a algumas semanas nos Estados Unidos.



"A nossa intenção é tornar mais fácil para os distribuidores e programadores a integração do software com os sistemas operativos", explica a responsável. Desde há muito que a Sun é pressionada a aproximar mais o software Java do mundo open source, mas a empresa tem resistido aos apelos.



Ainda assim, ao longo dos últimos anos têm sido levadas a cabo alterações importantes ao nível do processo de desenvolvimento do software e mesmo no seu modelo de licenciamento.



O Java Runtime Environment (JRE) é o software que tem de ser instalado no PC para que este possa correr aplicações Java, uma vez que não vem normalmente configurado de origem no sistema operativo.



Na JavaOne deverá ainda ser anunciada a disponibilidade de um kit de desenvolvimento de software para Java EE5, o último grande update para a norma de servidor Java, desenhado para tornar mais fácil a programação de aplicações Java de servidor.



Notícias Relacionadas:

2005-03-15 - Java sustenta estratégia transversal da Sun

2004-01-08 - Empresas de software juntam-se para tornar mais fácil a utilização das ferramentas Java