
Um programa desenhado por Vladimir Veselov y Eugene Demchenko foi submetido ao teste este sábado na Royal Society em Londres. As perguntas e respostas foram feitas por mensagens escritas e um terço dos jurados do teste (33%) não identificaram que as respostas estavam a ser dadas por um computador.
A tentar passar-se por um humano estava Eugene Goostman, um programa criado para se fazer passar por um adolescente ucraniano de 13 anos.
Alan Turing, o homem que criou o teste, é considerado o pai da informática moderna. Assinalam-se em 2014 os 60 anos sobre o seu falecimento. Foi este matemático que criou uma prova que serve para avaliar o nível de sofisticação da inteligência artificial de um computador.
Se um terço dos interlocutores da máquina não conseguisse distinguir as suas respostas da resposta de um humano, isso seria um sinal de que a máquina demonstrava uma capacidade de raciocínio idêntica a de um humano.
Alguns críticos já sublinham que esta não foi a primeira vez em que o teste foi superado. Os promotores da iniciativa garantem que sim, pelo menos nas condições em que foi realizado no último sábado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários