Um programa desenhado por Vladimir Veselov y Eugene Demchenko foi submetido ao teste este sábado na Royal Society em Londres. As perguntas e respostas foram feitas por mensagens escritas e um terço dos jurados do teste (33%) não identificaram que as respostas estavam a ser dadas por um computador.



A tentar passar-se por um humano estava Eugene Goostman, um programa criado para se fazer passar por um adolescente ucraniano de 13 anos.



Alan Turing, o homem que criou o teste, é considerado o pai da informática moderna. Assinalam-se em 2014 os 60 anos sobre o seu falecimento. Foi este matemático que criou uma prova que serve para avaliar o nível de sofisticação da inteligência artificial de um computador.



Se um terço dos interlocutores da máquina não conseguisse distinguir as suas respostas da resposta de um humano, isso seria um sinal de que a máquina demonstrava uma capacidade de raciocínio idêntica a de um humano.

Alguns críticos já sublinham que esta não foi a primeira vez em que o teste foi superado. Os promotores da iniciativa garantem que sim, pelo menos nas condições em que foi realizado no último sábado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.