Na próxima semana o suporte ao sistema operativo mais usado em todo o mundo será reduzido. 14 de Abril é a data fixada pela Microsoft para pôr fim ao suporte completo do antecessor do Vista. Isto significa o fim do acesso sem custos ao suporte telefónico para resolução de problemas e à correcção de problemas. Mantém-se até 2014 a distribuição de correcções de segurança através do Windows Update, para as falhas críticas.

"Vamos manter a distribuição de correcções de segurança críticas através do Windows update para todas as edições do Windows XP até 2014", voltou a garantir Laurence Painell, responsável de marketing da Microsoft no Reino Unido, citado pelo Vnunet.

O Windows XP foi lançado há sete anos. Continua a ser vendido com PCs de baixo custo, enquanto coabita com o sucessor Vista e se prepara para continuar no mercado mesmo depois do lançamento de mais uma nova versão do sistema operativo da Microsoft, prevista para 2010.

De acordo com dados de uma pesquisa realizada no mês passado pela Hitslink 63 por cento dos computadores existentes em todo o mundo usam Windows XP e apenas 24 por cento recorrem ao Vista.