Três meses depois do lançamento oficial do Surface Book 2, o portátil híbrido chega finalmente a Portugal. Inicialmente, a Microsoft vai disponibilizar os modelos de 13,5 e 15 polegadas num regime de pré-venda, sendo que os computadores poderão ser reservados já a partir desta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, junto dos parceiros habituais de retalho. As primeiras unidades da versão de 13,5 polegadas vão ser enviadas para casa dos utilizadores no dia 15 de março, ao passo que a de 15 polegadas sairá dos armazéns a 6 de abril.

Recorde-se que este equipamento integra uma bateria com até 17 horas de autonomia, processador Intel Core de 8ª geração, 16GB de RAM e gráfica NVIDIA GeForce GTX 1050 ou 1060, que permite a utilização do sistema Windows Mixed Reality e de jogos mais recentes a 1080p e 60 fps, como é o caso de Forza Motorsport 7 ou Gears of War 4.

O aspecto, no entanto, mantém-se muito semelhante ao da geração anterior.

Apesar do poder do primeiro Surface Book, a gigante de Redmond assegura que as novas configurações garantem cinco vezes a performance gráfica do modelo inicialmente lançado em 2015 e o dobro do poder de processamento do novo MacBook Pro.

Nota ainda para um conjunto de outras especificações de topo, como o display touch com uma resolução de 3.240 x 2.160, e o sistema convertível do equipamento, que lhe vai permitir desanexar o ecrã do teclado e utilizá-lo como tablet. Se estiver preocupado com o número de portas físicas, anote: uma entrada USB-C e duas USB tradicionais.

Em Portugal, o preço base deste portátil é de 1.799 euros.