A Microsoft reservou a grande surpresa da tarde para o final: apresentou o Surface Book, um portátil inspirado na linha de tablets Surface, mas que tem um desempenho superior e que apresenta características topo de gama. Bate-se de 'frente' com o Macbook Pro da Apple, com o executivo Panos Panay a dizer que é 2,5 vezes mais rápido que o portátil da marca da maçã.

 

O design é um dos aspetos em destaque, pelo aspeto polido e minimalista. A dobradiça também capta de imediato a atenção, por apresentar uma estrutura articulada única. A Microsoft chama-lhe de Dynamic Fulcrum Hinge.

O portátil tem um ecrã de 13,5 polegadas com seis milhões de píxeis, processador Intel Core i5 ou i7 de 6ª geração, teclado retroiluminado, trackpad construído em vidro e com suporte para cinco pontos de toque.

O processamento gráfico fica a cargo de uma GPU Nvidia com memória GDD5, não tendo a Microsoft especificado qual o modelo incluído. Para aliciar ainda mais os consumidores, Panos Panay diz que o portátil contou com a otimização dos engenheiros da Xbox para ter a melhor performance gráfica.

O portátil pode ter até 16GB de memória RAM e 1TB de armazenamento.

Mas as novidades não ficaram por aqui: o portátil é na realidade um computador 2-em-1, ou seja, é possível separar o ecrã do teclado para ficar com um 'mega-tablet'.

A autonomia da bateria deve rondar as 12 horas, de acordo com o responsável da Microsoft.

As reservas do novo portátil começam já a 7 de outuro, ficando o Surface Book à venda no dia 26 de outubro. O preço é de 1.499 dólares, o equivalente a 1.330 euros, para a versão mais básica do portátil que vai estar disponível em várias configurações.