A Symantec anunciou
recentemente uma nova aplicação empresarial de combate aos vírus e ao
spam que recorre a ferramentas anti-spam por camadas para
ajudar a bloquear o correio electrónico recebido não solicitado. Conhecida por AntiVirus for SMTP Gateways 3.1, integra um novo componente
anti-spam heurístico que permite que o software atribua uma
determinada "pontuação" ao email recebido mediante o emprego de
equações especiais que ajudam a determinar se se trata ou não de spam e se deve ser aceite.

Também incluída nesta nova versão é a capacidade de utilizar vários serviços online de "listas negras" que registam os dados de emissores identificados de spam, de forma a que os seus endereços de correio electrónico possam ser bloqueados, bem como todos os endereços contendo o mesmo domínio de topo ou de segundo nível. O software também suporta o bloqueio de acordo com o assunto da mensagem, permitindo que os departamentos de Tecnologias de Informação estabeleçam regras para tópicos de assuntos que não serão aceites.

Outra opção incluída é a possibilidade de criação de listas de clientes, o que permite que os administradores criem um base de dados de domínios de organizações em que confiam implicitamente, como parceiros e clientes. As mensagens com origem em endereços contidos nessa lista não passam pelo
sistema de monitorização heurística ou pelas listas de endereços e domínios a bloquear.

O motor heurístico de combate ao spam desenvolvido pela Symantec
emprega uma tecnologia de redes neurais para bloquear as mensagens assim que atingem um determinado limiar de atributos semelhantes ao lixo electrónico. Os administradores individuais podem ajustar o nível de sensibilidade do motor a qualquer altura.

A última camada de defesa é a filtragem personalizada que permite que os
utilizadores bloqueiem mensagens contendo determinadas palavras ou frases na linha para o assunto. O objectivo é tentar impedir o máximo possível de spam antes que alcance as caixas de correio recebido dos utilizadores. Contudo, mesmo o spam que consiga passar pode ser identificado acrescentando algum texto - como "spam" - no início da linha de assunto da mensagem.

Segundo responsáveis pela companhia, os clientes empresariais que pretendem obter protecção adicional podem agora receber protecção anti-virus e anti-spam a partir de uma só aplicação da Symantec. Os preços deste produto começam nos 13,10 dólares por cada nódulo entre os 100 e os 249 utilizadores e vão até aos 10 dólares por cada nódulo para empresas com mais de dois mil funcionários. A mesma abordagem multifacetada para a protecção contra o spam está também a ser empregue por concorrentes, à medida que as produtoras de software procuram formas mais eficientes de ajudar os utilizadores a reduzirem a quantidade de spam nas suas caixas de correio.

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