A Lenovo lançou ontem comercialmente o seu primeiro tablet, o LePad. A estreia aconteceu na China, onde a fabricante se encontra sedeada, com direito a apresentação reservada à imprensa local.

O dispositivo, que à semelhança de concorrentes como o Galaxy Tab ou Folio, aposta no sistema operativo Android 2.2, fica acessível aos consumidores chineses esta semana, através das lojas da Lenovo. Fora do país começa a ser vendido em Junho, avançam os meios internacionais.

A Lenovo, que assumiu uma aposta forte na área móvel, tendo mesmo anunciado a criação de uma nova unidade no início do ano, pretende assim fazer frente a dispositivos como o iPad, que lidera o florescente mercado dos tablets.

"O LePad é o primeiro grande lançamento desde a criação do grupo, estamos confiantes no produto e vamos continuar a enriquecer esta linha com produtos de melhor desempenho e uma selecção mais rica de estilos", afirma a empresa num comunicado citado pela imprensa internacional.

O equipamento, apresentado oficialmente na Consumer Electronics Show(CES), em Janeiro, apresenta um ecrã de 10,1 polegadas (pouco mais que as 9,7 polegadas do iPad), processador Qualcomm Snapdragon e conta com duas versões, uma apenas com ligação Wi-Fi e outra também com 3G.

Os preços para comercialização em território chinês começam nos 3.499 yuan (379 euros), para um dispositivo com 16 GB de memória e sem conectividade 3G.

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Nota da Redacção: Foi suprimida a referência ao Xoom, da Motorola, entre os tablets concorrentes do LePad que também usam Android, para evitar que os leitores sejam induzidos em erro quanto à versão do Android nele instalada, diferente dos outros equipamentos referidos.