Documentos apresentados pela Samsung, no âmbito de um processo por violação de patentes que disputa com a Apple, revelam que a fabricante coreana tem levado a cabo trabalhos para desenvolvimento de um tablet de tamanho XL, com ecrã retina e conectividade LTE.

A informação é avançada pouco tempo depois de terem vindo a público imagens de protótipos e provas de conceito da Apple, apresentadas no mesmo contexto. A informação veiculada pela imprensa internacional atesta que as marcas têm mostrado dezenas de produtos.

As últimas "fugas" de informação levam os meios especializados a especularem sobre a possibilidade de lançamento de um Galaxy Tab de maiores dimensões por parte da Samsung, que mostrou em tribunal documentos que comprovam que tem estado a trabalhar num tablet com ecrã de 11,8 polegadas.

Os detalhes são relatados pelo The Verge, que já na semana passada tinha tomado a dianteira na publicação das imagens apresentadas em tribunal pela Apple.

De acordo com o blog especializado, o ecrã XL do equipamento - a que foi dado o nome de código "P10 - apresenta uma resolução de 2560x1600 e uma densidade de 256 ppi (pixéis por polegada). A comparação é estabelecida com o iPad, equipado com um ecrã de 9,5 polegadas, com resolução de 2048 x 1536 e uma densidade de 264 ppi.

O site acrescenta ainda que sendo a Samsung uma das maiores fornecedoras de LCDs e AMOLEDs, faz sentido que queira acrescentar um equipamento com ecrã retina à sua linha de tablets Galaxy.

Para além do P10 terão ainda sido incluídos na lista de produtos revelados em tribunal pela Samsung, dois dispositivos equipados com Windows Phone 8 (com os nomes de código Odyssey e Marco). A Apple mostrou vários protótipos de iPads e iPhones, como o TeK já escreveu.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes