As diferenças de números nas previsões dos analistas de mercado mostram bem que os tablets são um mundo novo ainda a descobrir, mas a tónica comum em qualquer estimativa é o optimismo, face ao espaço que este género de dispositivos pode ocupar no mercado da electrónica de consumo, a breve prazo. As vendas registadas até agora sustentam tanto optimismo.


Uma nova previsão, da Strategy Analytics, indica que em 2015 serão vendidas 149 milhões de unidades de tablet PCs. Na mesma altura o segmento valerá qualquer coisa como 49 mil milhões de dólares, transformando-se no terceiro mais importante do mercado de electrónica de consumo. Antes surgirão apenas as televisões e os computadores pessoais.

"Os tablets são um segmento da computação de elevado valor que está a criar enormes oportunidades de negócio para grandes marcas, como a Apple ou a Samsung", defende Neil Mawston, analista da Strategy Analytics.


Ainda segundo as previsões da empresa, a Apple deverá continuar a dominar este mercado durante anos. A Samsung, que se soube ontem foi processada pela Apple por copiar os seus produtos na linha Galaxy (usada em tablets e smartphones), manter-se-á durante anos num distante segundo lugar.


Vale no entanto a pena sublinhar que as previsões das empresas de estudos de mercado, que antecipam o futuro do mercado de tablet PCs, estão a alguns milhões de distância, revelando desconhecimento relativamente a factores chave.


A Gartner, por exemplo, prevê que em 2015 sejam comercializados 294 milhões de tablet PCs, cerca do dobro do previsto pela Strategy Analytics.