Os primeiros tablets com o novo sistema operativo Windows 8, cuja versão Release Preview está agora disponível para download, vão ser revelados já na próxima semana durante a feira Computex, que acontece em Taiwan (5-9 de Junho).



A informação foi avançada hoje pela Bloomberg e, para a Microsoft, é uma boa notícia. A empresa de Redmond lançou ontem a versão Release Preview do seu novo sistema operativo (a última antes da versão final), o primeiro a unificar os PCs convencionais e os tablets. Por esta razão, o Windows 8 é considerado o primeiro sistema da Microsoft capaz de desafiar o domínio do iOS e do Android no segmento dos tablets.



A Intel, em contrapartida, tem razões para estar preocupada. O Windows 8 é o primeiro sistema operativo da Microsoft a correr em hardware com processadores ARM, a arquitetura adotada por fabricantes de semicondutores como a Texas, a Qualcomm e a Nvidia e muito usada em telemóveis e tablets (nesse caso, quando a correr em chip ARM, o Windows 8 assume a designação Windows RT).



Ora, a Intel tem sido o principal fornecedor de chips para as máquinas Windows, pelo que o novo sistema vem agora ameaçar esse domínio e, eventualmente, dispersar o mercado. Os novos tablets que Acer, Toshiba e Asus deverão anunciar na Computex são, de resto, evidência dessa diversificação das máquinas Windows.



O tablet da Acer com Windows 8 terá um chip Intel, mas a Toshiba optou pela arquitetura ARM da Texas Instruments para motorizar um novo tablet e um novo portátil. A Asus, por seu turno, vai continuar a apostar no formato Transformer - portátil e tablet num só aparelho, com teclado/docking station destacável -, apresentando tablets com processadores diferentes, um com chip Intel e outro com um chip Tegra da Nvidia (ARM). Desta forma, será possível ver o mesmo sistema operativo sobre as duas plataformas de processamento.



Será interessante verificar, a seu tempo, o modo como o novo Windows se comporta nas diferentes máquinas não-Intel, isto porque cada plataforma ARM é diferente de fabricante para fabricante, ainda que a arquitetura seja comum. Disso dependerá em certa medida o sucesso do Windows RT ou "Windows on ARM", como por vezes é designado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico