
Com a versão final prevista para a segunda metade deste ano e o início de 2010, o Exchange 2010 integra tecnologia desenvolvida em Portugal.
O novo servidor de comunicações da Microsoft inclui capacidades de reconhecimento e síntese de fala em português criadas pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento em Reconhecimento da Fala (MLDC - Microsoft Language Center), sedeado no Tagus Park.
Além do português, o Centro de I&D da Microsoft produziu também o reconhecimento de fala de mais 14 línguas europeias adicionais e, em estreita colaboração com os pólos de Redmond/EUA e Pequim, desenvolveu a síntese de fala de mais três e oito línguas europeias respectivamente, refere-se num comunicado enviado à imprensa.
Além das capacidades de reconhecimento de fala, o Exchange 2010 apresenta também como novidade um sistema de arquivo de correio electrónico e novas ferramentas para gestão da carga de mensagens na caixa de entrada e uma lista de melhoramentos para administradores, salienta a fabricante.
O Microsoft Exchange 2010 está disponível em versão beta a partir desta terça-feira, podendo ser descarregado a partir do endereço www.microsoft.com/exchange/2010.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários