A Fujitsu, a Hitachi e a NEC lançaram uma solução de entrega de mensagens para aplicações de serviços Web em regime open-source. O Reliable Messaging for Grid Services (RM4GS) é compatível com a versão 1.1 do standard Web Services Reliability (WS-Reliability), que se tornou recentemente uma norma da Organization for the Advancement of Structured Information Standards (OASIS).




As três empresas japonesas tinham apresentado um draft da especificação no ano passado e desde essa altura que trabalhavam com a OASIS para a sua aprovação (ver Notícias Relacionadas). A intenção de lançar o RM4GS como um software livre passa pelo objectivo de impulsionar a adopção do standard.




Além do conjunto de empresas de TI japonesas, o WS-Reliability recebe também o apoio da Sun Microsystems, da Oracle e da Sonic Software. Já um standard alternativo, o WS-ReliableMessaging, está a ser promovido por empresas como a IBM, a Microsoft e a BEA Systems.




A nova solução de messaging foi desenvolvida como parte de uma iniciativa do governo japonês, denominada Business Grid Computing Project, e o seu download pode ser feito a partir do site da Information-technology Promotion Agency. O código é disponibilizado sob a Japan Businessgrid Licence, que permite a integração em outras aplicações.




Para além da troca segura de mensagens entre serviços Web, o RM4GS permite a comunicação assíncrona para que não seja necessário que o serviço de recepção esteja a funcionar quando a mensagem é enviada. A mensagem ficará em lista de espera até que possa chegar ao seu destino, ou seja, uma parte da aplicação pode continuar a funcionar mesmo se as outras partes não estiverem disponíveis.




O RM4GS é escrito em Java, e pode funcionar com o Message Driven Beans numa aplicação EJB. O software é implementado como um adaptador de recurso, tal como é definido na especificação J2EE Connector Architecture.




Notícias Relacionadas:

2003-01-28 - Grupo de empresas de TIs desenvolve especificação de segurança para serviços Web