A IBM é uma das empresas de TI que mais preocupação tem revelado com a eficiência energética, desenvolvendo nos últimos anos várias iniciativas que pretendem reduzir o espaço e o consumo de energia dos grandes data centers. O projecto “BIG GREEN”, apresentado em Maio, prometia o investimento de mil milhões de dólares por ano para a mobilização de recursos que visam reduzir de forma dramática o nível de eficiência energético nas tecnologias da informação.
Com a nova estratégia a IBM pretende duplicar a capacidade dos data centers nos próximos três anos, reduzindo em mais de 40 por cento o consumo de energia dos seus clientes, o que equivale a retirar da rua as emissões de carbono de 1.300 carros.
Agora a Big Blue tem um novo projecto que vai consolidar 3.900 servidores em 30 mainframes System z que correm sistemas operativos Linux e que vão garantir a redução do consumo de energia em 80% nos próximos cinco anos. As poupanças estendem-se ainda ao licenciamento de software – já que este é cobrado em função do número de processadores do equipamento – e libertando pessoal técnico para outros projectos.
Veja o vídeo que preparámos sobre este tema.
Não deixe ainda de ver outros vídeos já produzidos pelo TeK.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários