A nova geração de chips da família Power foi ontem apresentada pela IBM em Londres. O Power6 duplica a performance garantida pelo Power5 e assegura um consumo equivalente de energia, adicionando ainda maior capacidade de virtualização.
A linha de processadores Power tem sido usada em diferentes equipamentos, desde o Deep Blue - que derrotou Garry Kasparov num jogo de xadrez há dez anos - até às mais recentes gerações de consolas de jogos, passando por diversas máquinas utilizadas pela NASA.
Resultado de cinco anos de investigação e desenvolvimento, o novo chip de 64 bits tem dois núcleos e integra 790 milhões de transístores, assegurando uma velocidade de 4,7 GHz que combinados com 8 GBytes de cache L2 permitem uma performance superior aos outros processadores que estão no mercado, nomeadamente o Itanium.
A primeira máquina a chegar ao mercado com o novo processador é o servidor IBM System p 570 que estabeleceu recordes de desempenho em 25 testes de benchmark de aplicações técnicas e empresariais.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários