A TomTom acaba de anunciar um novo modelo de GPS que aposta na redução do preço, ocupando uma faixa de valor que a empresa não cobria. O TomTom Go 630 só perde o transmissor de FM e leitor de MP3, mantendo as outras características da gama.

O novo modelo chega às lojas no final do mês por 299€, um limiar de preço que Pedro Almeida, country manager da TomTom em Portugal admite que a empresa queria atingir. “O preço era fundamental para possibilitar ao utilizador TomTom um valor mais apetecível dentro da gama”, justifica.

O TomTom Go 630 tem mapas para 22 países da Europa, inclui kit de mãos livres e receptor de trânsito RDS-TMS, um serviço que ainda não está disponível para Portugal.

A componente de segurança não foi também esquecida já que este é actualmente uma das grandes preocupações da TomTom. Depois dos resultados de um estudo realizado em 2005 onde os utilizadores revelavam que os GPS têm um efeito positivo na condução, a TomTom encomendou um novo estudo ao instituto de pesquisa holandês TNO, que fez também um estudo m estrada com a DRL na Alemanha e o Instituto de Transporte Tecnológico na Virgínia, nos Estados Unidos.

De acordo com os resultados desta análise, 60 por cento dos utilizadores refere sentir uma maior percepção do ambiente circundante graças ao uso de GPS, enquanto 70 por cento garante mesmo que este ajuda a reduzir o stress. Outros 70 por cento admitem uma redução do esforço e maior controle na condução.