A fabricante japonesa avançou que o novo gravador de HD-DVD, o RD-A1, terá o seu lançamento adiado por duas semanas devido a um atraso na aquisição de componentes do produto, o que causou a "lentidão na formação do stock necessário para responder à procura esperada", refere Keisuke Omori, porta-voz da Toshiba à Reuters.


O mesmo responsável refere que "a produção está em curso e a aumentar" tendo esta medida sido tomada por forma a assegurar "um inventário suficiente para abastecer o país inteiro com o produto".


Desta forma, o gravador estará disponível no mercado japonês a 27 de Julho, ao contrário da data anteriormente prevista - 14 de Julho.


O RD-A1 é o primeiro gravador HD-DVD da empresa e está equipado com um disco rígido com capacidade para 1 terabyte de dados, o suficiente para 130 horas de filmes e programas de alta definição transmitidos por cabo.


Os atrasos no lançamento de equipamentos que suportam formatos de alta definição têm sido comuns nos últimos meses - recorde-se que a Toshiba anunciou o primeiro leitor de HD-DVD para PC em 2005, embora este só tenha sido vendido no Japão em Março deste ano e em Abril nos Estados Unidos.


O mesmo aconteceu com o lançamento do leitor Blu-ray, por parte da Sony - com lançamento previsto para Outubro deste ano-, bem como com o BD-1000 da Samsung, lançado com um mês de atraso no mercado norte-americano.


O lançamento do RD-A1 faz parte da estratégia da empresa japonesa para enfrentar a concorrência do formato Blu-ray, estando prevista a comercialização de 10.000 unidades do gravador até ao final deste ano. Apesar do modelo ser destinado ao mercado japonês, é previsto o lançamento de uma versão do equipamento para os mercados internacionais, refere a Toshiba.

Notícias Relacionadas:

2006-06-30 -Toshiba inicia comercialização do primeiro portátil com HD DVD no mercado português

2006-03-27 - Toshiba remete para Abril lançamento do primeiro leitor de HD DVD