A Thoshiba vai introduzir no mercado modelos de portáteis com ecrãs XGA LTPS TFT, dispositivos de 14,1 polegadas - os maiores do género, segundo a empresa - que usam polisilício a baixa temperatura.



O sistema LTPS TFT (Low Temperature Polysilicon Thin Film Transistor)
é já utilizado em alguns equipamentos como computadores de bolso e telemóveis que exigem ecrãs com bastante resolução gráfica.



Os ecrãs de polisilício a baixa temperatura oferecem uma qualidade de imagem superior, ao mesmo tempo que utilizam menos componentes, são mais leves que os ecrãs convencionais (TFT LCD) e libertam mais espaço, permitindo que os fabricantes de computadores portáteis integrem outros componentes na zona posterior do ecrã. Com um "senão": o preço deste tipo de dispositivo é consideravelmente superior ao dos ecrãs convencionais.



A Toshiba já mostrou ao mercado alguns exemplares, mas a produção em massa dos XGA LTPS TFT de 14,1 polegadas só se iniciará no fim de Outubro. Segundo o fabricante, estes ecrãs têm uma resolução máxima de 1.024 por 768 pixels com um pixel pitch de 0,279 milímetros e o seu preço ronda os 80.000 ienes (145 contos ou 727 euros).



A empresa nipónica tem vindo a investir em tecnologia para ecrãs de polisilício a baixa temperatura desde há vários anos, possuindo uma fábrica no seu país de origem a produzir este tipo de ecrãs. Para Julho de 2002 está prevista a inauguração de um outro espaço fabril Toshiba, desta vez em Singapura, em parceria com o grupo Matsushita
que detém a marca Panasonic.



Notícias Relacionadas:

2001-07-26 - Hitachi abandona produção de monitores convencionais para PCs

2001-02-08 - Sony apresenta ecrã de electro-luminescência orgânica

2000-12-18 -
Monitor Sony com nova tecnologia de imagem