Até ao próximo dia 20 de Março, a Toshiba apresenta na CeBIT um protótipo de DVD de duas faces, capaz de armazenar 110GB de dados. De acordo com o explicado pela fabricante, estes "futuros" DVDs integram camadas de gravação dupla.



A empresa japonesa desenvolveu ainda recentemente um outro tipo de DVDs que surgem como potenciais substitutos dos actuais. Estes discos, nos quais os dados são escritos e lidos usando tecnologia de laser azul, funcionam apenas de um lado e têm uma capacidade de armazenamento de 30GB.



O disco de 110GB também foi concebido usando a mesma tecnologia básica, mas ambos os lados do disco são usados, conjuntamente com a construção de duas camadas, de acordo com o explicado pela Toshiba.



O novo disco utiliza o mesmo formato de gravação de faixas da versão de 30GB. De modo a evitar a perda de sinal na camada inferior, o disco de 110GB usa marcas de gravação ligeiramente maiores do que o disco de 30GB. As suas marcas são mais prolongadas em comprimento, o que significa que um único lado do disco pode armazenar 55GB.



A Toshiba está preparada para incentivar o DVD Forum a adoptar o disco de 30GB como a norma de tecnologia DVD de próxima geração. A empresa afirmou igualmente que pretende incluir na proposta o novo disco de dupla face de duas camadas.



Notícias Relacionadas:

2002-02-20 - Fabricantes de electrónica lançam novo formato de DVD com laser azul

2001-10-09 - Matsushita desenvolve discos DVD graváveis de duas faces

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.