A Toshiba anunciou que está a desenvolver um disco rígido para armazenar música ou vídeo em telefones móveis ou outros dispositivos portáteis que será o mais pequeno dispositivo de género, disponível no mercado. Com o tamanho de uma pequena moeda o novo disco rígido da Toshiba estará concluído no Verão do próximo ano, altura em que a marca começará a aceitar as primeiras encomendas.



A produção em massa e posterior comercialização não deverá acontecer antes do início de 2005, avançou o porta-voz da empresa Midori Suzuki, em declarações citadas pela Associated Press.



O novo equipamento, que conta com um diâmetro de 0,85 polegadas, tem capacidade para 2 ou 3 gigabytes de informação, o que lhe permitirá guardar cerca de 30 horas de música e pequenos vídeos (em menor quantidade).



A empresa não tem para já um preço definido para o seu novo equipamento, mas assegura que o valor a fixar terá em conta a procura crescente de discos rígidos de tamanhos reduzidos para terminais móveis ou outros dispositivos portáteis.



Até à comercialização deste produto o recorde em termos de tamanho para um disco rígido mantém-se com um dos modelos da Hitachi Global Storage Technologies com apenas uma polegada (equivalente a 2,54 centímetros).



Notícias Relacionadas:

2002-06-19 - Toshiba cria leitor portátil de música digital com disco rígido removível
2002-06-05 - Hitachi adquire unidade de discos rígidos da IBM