A Greenpeace publicou hoje o ranking das empresas que mais se preocupam com o meio ambiente. A análise é feita através das políticas de reciclagem utilizadas por cada uma, assim como pelo tipo de materiais que incluem no fabrico dos produtos.



No relatório publicado hoje, a Toshiba assume a liderança subindo seis lugares desde a última lista. A fabricante torna-se assim a tecnológica com maior preocupação ambiental, seguida da Samsung. Ambas as companhias subiram na tabela graças aos processos de recolha e tratamento de lixo electrónico que adoptaram.



A antiga líder, Nokia, voltou a ser penalizada pelo seu programa de reciclagem. Numa situação anterior, a Greenpeace apurou que as equipas de trabalho da empresa nas Filipinas, Tailândia, Argentina, Rússia e Índia não estavam informadas acerca do programa ou de qualquer processo nesse sentido. Pelo que a organização publicou, a Nokia já fez alguns melhoramentos neste campo e, ao que tudo indica, a situação parece só continuar problemática na Rússia e na Índia. Os melhoramentos valeram à fabricante o terceiro posto no ranking. Depois da Nokia seguem-se as empresas Sony, Dell, Lenovo, Sony Ericsson - que desceu seis lugares - e LGE.



Um dos maiores saltos na lista da Greenpeace, desde que esta começou a ser publicada, em 2006, foi dado pela Apple. A fabricante subiu dos 2.7 pontos para os 6.7 na nova edição do ranking graças à utilização de produtos com baixo nível de toxicidade nos novos produtos, entre os quais o MacBook Air.



Por fim, a Nintendo continua a ser a empresa com pior posicionamento na tabela, com 0,3 pontos. Os maus resultados reflectem a falta de interesse da empresa em fornecer detalhes acerca das suas politicas ambientais.



O próximo relatório será divulgado em Junho com a análise a ser alargada a novos critérios, entre os quais o consumo energéticos dos produtos e dos seus processos de fabrico.



Notícias Relacionadas:

2007-11-27 - Microsoft e Nintendo chumbam em avaliação da Greenpeace