A partir do próximo ano todos os modelos de computadores portáteis da marca Toshiba vão incluir leitores de HD-DVD. O objectivo da empresa é ganhar terreno no mercado de formatos digitais de alta qualidade, nomeadamente face ao Blu-Ray da Sony.




Paralelamente, a fabricante anuncia que a partir de 22 de Junho venderá portáteis com memória flash - os Solid State Disc - em substituição dos discos rígidos, um passo na busca por novos mercados. A Toshiba refere que os preços dos chips NAND baixaram o suficiente para tornar possível o fabrico de computadores portáteis com 64 GB, o necessário para executar o mais recente sistema operativo da Microsoft, o Windows Vista.




Contudo, o preço dos novos portáteis com memória flash fixa-se um pouco acima da média, devendo rondar os 2.800 a 3.000 euros. Mesmo assim, estes equipamentos oferecem maior rapidez de processamento e fazem menos ruído que os computadores equipados com disco rígido, para além de que este tipo de memória tem maior fiabilidade do que os tradicionais discos por não conter peças móveis que possam ser danificadas por quedas ou movimentos bruscos.




Os primeiros portáteis da Toshiba com memória SSD (Solid State Disc) serão os R500 e chegam a Portugal a partir de Julho, mas inicialmente em modelos com disco rígido. Estes notebooks são os "mais leves do mundo" e também os mais finos, assegura a fabricante, já que com o modelo com SSD pesa apenas 779 gramas de peso e tem uma espessura de 19,5 mm.




No fiscal que passou a fabricante japonesa distribuiu 9,2 milhões de portáteis. Com a entrada no mercado destes novos laptops a Toshiba espera aumentar as suas vendas em pelo menos um milhão de unidades já no próximo ano. No entanto, a opção de embutir leitores HD-DVD nos equipamentos poderá fazer disparar os preços dos equipamentos e, consequentemente, afectar as vendas da companhia.




Nota de Redacção: [2007-06-08 10:40] A notícia foi alterada com mais informação sobre os portáteis com memória SSD e a sua disponibilidade em Portugal.




Notícias Relacionadas:

2007-01-19 - Toshiba apresenta disco HD-DVD com capacidade para 7 horas de vídeo

2006-01-06 - Apoiantes do HD DVD prometem mais de 200 títulos cinematográficos até ao final do ano